Campanha contra Gripe A começa na próxima semana
A campanha de vacinação contra a gripe no município terá início na próxima quarta-feira (10/04) até o dia 31 de maio.
Esse ano o Ministério da Saúde fez alguns determinações diferentes. Nos primeiros dias, do dia 10 até 18 de abril, podem se vacinar apenas crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz a menos de 45 dias).
A partir do dia 22 de abril será aberta para os demais grupos prioritários, como professores, funcionários da casa prisional e a população privada de liberdade, idosos a partir dos 60 anos, indígenas, doentes crônicos com apresentação da prescrição médica solicitando a vacina e profissionais da área da saúde.
O dia “D” de vacinação está marcado para 4 de maio, onde todas as unidades de ESFs, Nhu Porã e a Central de Vacinas, estarão abertas nos horários das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia.
A meta da campanha é atingir os 90% em todos os grupos prioritários e a vacina contra a influenza é trivalente, ou seja, estão presentes três tipos de cepas de vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A contraindicação da vacina é apenas febre no dia da vacina e as reações esperadas após a vacinação é dor no local, febre, dor no corpo, mal-estar, que geralmente aliviam em 48 horas. As pesquisas têm demonstrado boa tolerância à vacinação contra influenza em pessoas alérgicas a ovo, sendo assim pessoas com alergia a ovo de qualquer severidade podem receber a vacina.
A vacina estará disponível a partir do dia 10 de abril em todas as unidades de ESFs e na Central de Vacinas. No interior será organizado um sistema de atendimento conforme nos outros anos. O primeiro lote de vacinas esperado é cerca de 4.780 doses.
Para São Borja estipulou-se as seguintes metas:
Crianças: 4.239
Gestantes: 605
Puérperas: 99
Trabalhador de saúde: 1624
Idosos: 8469
Professores: 906
Redes Sociais