Prefeitura agradece participantes do programa mão de obra prisional
Nesta quinta-feira (04/04), a Prefeitura de São Borja entregou certificados de reconhecimento a 11 apenados do Presídio Estadual da cidade que vêm participando de programa de ocupação de mão de obra prisional, lançado em 2017 pela administração municipal. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu no Fórum, com participação do prefeito Eduardo Bonotto, do secretário de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, Edson Damião Ribas, e ainda representantes do Judiciários, Ministério Público e Defensoria Pública, entre outras autoridades.
O programa visa a reinserção social oportunizando pessoas do regime semiaberto e aberto a contribuir com seu trabalho em prol da sociedade, recebendo renumeração em função da atividade a qual parte vai para família do apenado e outra para Susepe. Em função do tempo trabalhado, o participante também tem diminuído seu tempo de pena. Trata-se de um convênio da Prefeitura com o governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Susepe.
O prefeito Bonotto ressalta que “mais do que a prestação de serviços, o mais importante é contribuir para a ressocialização e reinserção dessas pessoas na sociedade”.
De acordo com o secretário Damião Ribas, desde que o programa foi lançado, em 2017, são 17 os apenados que trabalharam para a Prefeitura. Eles principalmente prestam serviços de limpeza ou
realizam operações de roçadas na cidade. O relato do secretário Damião é que a mão de obra utilizada revelou-se eficiente e bastante prestativa.
Por ocasião das solenidade de entrega dos certificados, foram vários os pronunciamentos proferidos entre as autoridades o diretor do presídio Rodrigo Lovatto, o Promotor Fabricio Gustavo Allegrete, Defensor Público Felipe do Amaral Matos e o Pronunciamento do Juiz Marco Antônio Preis.
Fonte: DECOM
Redes Sociais