Começa a campanha de vacinação contra Gripe A
Nesta quarta-feira (10/04), inicia em São Borja a campanha de vacinação contra a gripe A, em 2019. A previsão é que se estenda até 31 de maio. Esse ano, o Ministério da Saúde fez ajustes, inicialmente apenas de crianças gestantes e puérperas serão vacinadas.
As crianças abrangidas são na faixa etária de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias. Já as puérperas são mulheres que deram à luz há menos de 45 dias. A Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde recebeu 4.780 doses, inicialmente.
Pela manhã e à tarde, nos horários habituais de funcionamento, devem ser procuradas a Central de Vacinas (no antigo hospital São Francisco) e nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família). Em relação às localidades do interior do município, aplicação da vacina será através da unidade móvel da Saúde municipal.
A partir do dia 22 de abril a vacinação será aberta aos demais grupos prioritários, além dos três primeiros. Os demais grupos são trabalhadores em saúde, professores, pessoas privadas de liberdade, funcionários da Susepe, indígenas, idosos a partir dos 60 anos e doentes crônicos. Em relação a este segmento, terá de apresentar prescrição médica indicando a necessidade da vacina.
Para 4 de maio está definido o Dia “D” da campanha. Das 8 às 17 horas estarão à disposição todas as unidades de ESFs, inclusive Nhu Porã e a Central de Vacinas.
Quantitativos
A meta da campanha é atingir os 90% em todos os grupos definidos como prioritários. A vacina é trivalente, reunindo três tipos de cepas de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.
Para São Borja estão definidos os seguintes quantitativos de imunização: crianças - 4.239; gestantes - 605; puérperas – 99; trabalhador de saúde – 1.624; idosos – 8.469; e professores – 906.
As reações da vacina podem ser febre no dia da aplicação e dor no local e, eventualmente, também no corpo. Em alguns casos tais sintomas podem se estender por até 48 horas.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Redes Sociais