CAM dá assistência para 220 alunos com deficiência na rede municipal
Criado na gestão administrativa do prefeito Juca Alvarez, o Centro de Atendimentos Múltiplos (CAM), faz parte da Secretaria Municipal de Educação (SMEd). Na administração do prefeito Eduardo Bonotto, o departamento vem sendo remodelado e a Secretaria trabalha para atingir os objetivos e contemplar as demandas da educação especial. A prioridade é dar assistência a crianças e adolescentes com deficiência, da rede municipal de ensino.
O CAM é formado por uma equipe interdisciplinar, com profissionais especializados para prestar o atendimento adequado às diferentes necessidades. A coordenação é da especialista em educação especial, na área infantil, a fonoaudióloga Ivani Lima, ainda compõem o grupo duas psicólogas Denise Mariano da Rocha, e Iara Breinack Bittencourt, uma assistente social Carmem Regina Vaz dos Santos, educadora especial Kátia Guasso, especialista em docência de língua de sinais- libras, Luana de Paula e a professora especialista em deficiência visual e baixa visão Martaisa Otero Cardoso.
Em 2017, foram avaliados os estudantes das escolas municipais, pela equipe do CAM e, após diagnóstico da equipe técnica especializada, o laudo indicou que 220 deles têm algum tipo de limitação. Isto, porém, não os impede de acompanhamento da rotina pedagógica oferecida. Já 96 alunos passaram a receber assistência especializada através do Centro de Atendimentos Múltiplos.
Conforme o diagnostico realizado, 70 crianças ou adolescentes passaram a receber atendimento psicológico, outros 74 atendimento neuropediátrico e mais 73, atendimento no Atendimento Educacional Especializado, assim como 44 alunos recebem atendimento fonoaudiológico.
O secretário de Educação, João Carlos Reolon informou que em breve estará sendo contratado um médico para equipe multidisciplinar de atendimento. A outra notícia é que o CAM, hoje funcionando em dois locais, ao lado da prefeitura e na Apae, vai mudar sua localização para área melhor localizada na cidade.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Prefeitura de São Borja
Redes Sociais