Primeiros dias de vacinação contra Gripe em São Borja
A campanha de vacinação contra a gripe A (vírus H1N1) iniciou no dia 10 de abril. A previsão é de que a campanha se estenda até o dia 31 de maio. O Ministério da Saúde, neste ano, definiu ajustes durante a campanha, um deles é que as primeiras pessoas a serem vacinadas são crianças, gestantes e puérperas, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias.
Até esta segunda (15/04), foi feita uma verificação de quantas pessoas já haviam feito a vacina. As crianças de seis meses a cinco anos foram 1270, a meta é 4.239, atingindo o porcentual de mais de 29,96%. A meta para gestante é 605 mulheres, mas até o dia 15 foram 229 vacinadas, um total de 37,85%. E as puérperas foram 50 mulheres vacinadas, sendo que, a meta é 99, contando com uma porcentagem de 50,11%.
Os locais de atendimento para a vacinação, são na Central de Vacinas (no antigo hospital São Francisco) e nas ESFs (Estratégias de Sáude da Família), durante todo o dia. E nas localidades do interior a campanha ocorrerá conforme cronograma da unidade móvel.
A partir do dia 22 de abril a vacinação estará aberta aos demais grupos prioritários que são os trabalhadores da área da saúde, professores, funcionários da Susepe e população privada de liberdade, indígenas, idosos a partir de 60 anos e doentes crônicos. Para outros casos, a vacina só será ofertada a partir da apresentação de uma prescrição médica.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Redes Sociais