Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estão abertas as feiras do Chocolate e do Peixe
Início do conteúdo da página

Estão abertas as feiras do Chocolate e do Peixe

Publicado: Terça, 16 Abril 2019 11:58 | Última Atualização: Terça, 16 Abril 2019 11:58
imagem sem descrição.

Na terça-feira (16/04), com a presença de um grande público e de autoridades, em ato conjunto, foram inauguradas as feiras do Chocolate e do Peixe em São Borja, edição 2019. Além disso, as feiras acontecem em locais próximos – a Feira do Peixe na Praça XV de Novembro e a Feira do Chocolate, no saguão da Prefeitura. A venda de peixes e derivados vai até quinta-feira (18/04), e a da chocolates e similares até o domingo de Páscoa, dia 21.

O prefeito Eduardo Bonotto e a Primeira Dama do Município, Fernanda Dal Forno, abriram oficialmente as duas programações, acompanhados do vice-prefeito Roque Feltrin e do presidente da Câmara Municipal, Jefferson Homrich. Os vereadores Adão Santiago e André Dubal marcaram presença, assim como todos os secretários municipais, o presidente do Sindilojas Ibrahim Mahmud, e o gerente do Sesc Mauro Perobeli.

O prefeito Bonotto ressaltou que as feiras, além da valorização dos produtos e produtores locais, remetem a refletir sobre o significado da Semana Santa e da Páscoa. Ele observou que, desde o início do mês, eventos são realizados no sentido de integrar as famílias e a comunidade. O prefeito se referiu, nesse sentido, às atividades realizadas na Programação da Páscoa na Capital do Fandango “os eventos realizados estão levando alegria e integração às crianças e todos os demais são-borjenses nesta programação”. Bonotto destacou, ainda, que as feiras têm a marca do empreendedorismo e da geração de trabalho e de renda. “Ações desse tipo consagram um dos nossos compromissos – de incentivo à produção local, oferecendo produtos de qualidade e ao alcance de todos”, concluiu.

Na mesma linha, o presidente da Câmara, Jefferson Homrich lembrou que poder público e comunidade, através dessas iniciativas, resgatam o verdadeiro sentido da Páscoa. “É por isso que o Legislativo tem sido parceiro na realização de feiras e eventos como as deste ano”, disse Homrich.

Ao se pronunciar, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Fronza, ressaltou que a administração está conseguindo realizar suas metas de incentivo e apoio à produção local. “O resultado está aí: temos uma oferta significativa de produtos locais, resultantes de ações que respeitam os padrões de higiene e respeito ao meio ambiente, além da geração de empregos e de renda”, destacou.

Duas feirantes também se manifestaram. Leia Lima da Rosa, há 28 anos na feira, representou as colegas chocolateiras. Já em nome dos pescadores e piscicultores falou Mariza Gothefried. Ambas destacaram a qualidade, a variedade e os preços acessíveis oferecidos, convidando a comunidade para os eventos.

As feiras

A Feira do Peixe está programada para funcionar das 7h30min às 19 horas até quinta-feira. As bancas estão instaladas na Praça XV em frente a Prefeitura. Em função disso, o trânsito na rua estará em meia pista até quinta-feira. O evento é uma realização da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e da Emater. São oferecidos peixes eviscerados de rios e de criatórios. Entre as opções, estão espécies como piava, jundiá, pacu, tilápia e Carpa. Também ocorre a venda de produto semielaborado, como postas e filés.

Em relação à Feira do Chocolate, em 29ª edição, este ano no saguão da Prefeitura, tem organização do Departamento de Desenvolvimento Econômico e de um grupo de chocolateiras. As bancas estarão à disposição das 9 às 21 horas até domingo de Páscoa, dia 21. A exceção será na Sexta-feira Santa, quando o funcionamento da feira será a partir das 15 horas.

O chefe de Gabinete, Reinaldo Menezes Garcia e a diretora de Desenvolvimento Econômico, Kátia Aguilar, ressaltam que não apenas chocolate artesanal com a marca de São Borja está sendo oferecido. Também existem opções de presentes como doces, trufas, balas e bombons. Igualmente estão à disposição cestas prontas para o presente de Páscoa. As chocolateiras pensam em realizar feiras em outras épocas do ano.

 

Fonte: DECOM

Imagem: Ritieli Ramos

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página