Melhor em Casa completa dois meses
O Melhor em Casa foi lançado em fevereiro pela prefeitura e completou dois meses. O programa tem a finalidade de levar os serviços básicos em saúde a fim de atender pacientes acamados ou sem condições de locomoção.
O Melhor em Casa atende atualmente 107 pacientes, os quais recebem visitas mensalmente. Cada um recebe três visitas por mês. Dentre eles, 12 pacientes fazem procedimentos todos os dias, entre curativos e sondagens; 7 pessoas fazem acompanhamentos nutricionais e 3 bariátricas.
O prefeito Eduardo Bonotto destacou que trata-se de uma iniciativa que visa aperfeiçoar e humanizar o atendimento, bem como oferecer um serviço de qualidade às pessoas que estão com dificuldades para acessar a rede pública de saúde.
O secretário da Saúde, José Luiz Rodrigues Machado (Boca), explica que a proposta tem sido bem sucedida, pois consiste em um trabalho em rede das ESFs, Hospital Ivan Goulart e a equipe do Melhor em Casa.
Os atendimentos ocorrem do seguinte modo: se o paciente estiver hospitalizado, a assistente social do hospital entra em contato com a equipe do Melhor em Casa e esta fará o diagnóstico social da situação. As ESFs por sua vez passam uma lista de pacientes que precisam ser visitados para assistente social do Melhor em Casa e esta juntamente ao enfermeiro avaliam a necessidade do atendimento.
Confirmada a necessidade, o Melhor em Casa dá todo o apoio e passa instruções à família. Na primeira avaliação, a equipe verifica a situação. Na segunda, caso haja necessidade, o médico acompanha semanalmente junto a enfermeira. Existem casos que os técnicos de enfermagem realizam visitas diárias para realizar a troca de curativos e até sondagens.
A equipe do Melhor em Casa é formada por profissionais especializados contendo um médico, uma enfermeira, tres técnicos em enfermagem e uma assistente social. A sede do programa é na rua Presidente Vargas nº1429, (anexa a Secretaria de Desenvolvimento Social em frente ao Hospital Ivan Goulart).
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Redes Sociais