São Borja promove maior festa de Páscoa de todos os tempos
Ao fazer um balanço, neste início de semana, sobre os festejos de Páscoa em 2019 em São Borja, a organização não tem dúvidas em afirmar que conseguiu oferecer à comunidade a maior comemoração temática de todos os tempos, referente à programação de Páscoa. Foram várias semanas de preparação, sob coordenação geral da equipe de Gabinete do Prefeito e da Primeira Dama do Município, Fernanda Bonotto, e depois mais duas semanas de eventos. Atividades variadas, despertando o espírito cristão e de solidariedade, com participação não apenas do poder público, mas também de diversas outras instituições. O resultado foi a alegria estampada não apenas no rosto de milhares de crianças, assim como da maioria dos são-borjenses.
O sucesso registrado já na abertura do evento, em 7 de abril, no Cais do Porto, foi o primeiro indicativo de que todos os eventos seriam consagrados pelos recordes de público. Cerca de 5 mil pessoas lotaram o Cais. Foram mais de três horas, em que as quatro entidades tradicionalistas da cidade – CTG Tropilha Crioula, Centro Nativista Boitatá, CFTG Farroupilha e o PTG João Manoel – celebraram a Páscoa na Capital do Fandango, unindo fé ao tradicionalismo. Duas escolas de samba – Porto do Sol e Mocidade Independente da Vila Umbu – também fizeram suas apresentações, assim como a academia Mara Cabral e o Centro de Artes Scalco, escolas municipais e instituições assistenciais. O prefeito Eduardo Bonotto e a Primeira Dama, Fernanda Bonotto, inauguraram a 'Toca do Coelhinho', outra atração que ficou para visitações por alguns dias no local.
A festa de integração e irmandade viria, a seguir, nas escolas, nas entidades, nas comunidades, com mobilização de todos os setores da Prefeitura, envolvendo e integrando cidade e interior. Ao todo, foram visitadas as 30 escolas da rede municipal – as 11 de Educação Infantil e as 19 de Ensino Fundamental, mobilizando, encantando e levando carinho e entretenimento. A alegria da Páscoa também chegou aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), instituições como o Asilo São Vicente de Paula, o Albergue Criança Feliz e à Casa da Acolhida. Ainda não faltaram participações de integração em projetos sociais como Despertando Valores, da Secretaria de Desenvolvimento Social, e a AABB Comunidade. Outras 14 ações foram realizadas por cada uma das Secretarias Municipais, indo até as associações de moradores nos bairros. A estimativa é de que tenham sido mobilizadas aproximadamente 5 mil pessoas.
Instituições privadas de Ensino igualmente foram visitadas. A ‘Toca do Coelho’ foi atração, recebendo inúmeros visitantes. Esteve instalada, além de no Cais do Porto, também no Saguão da Prefeitura. Como já havia ocorrido em dezembro de 2018, no Natal, agora na Páscoa a festa religiosa esteve de braços dados com o tradicionalismo, na Capital Gaúcha do Fandango. “A comunidade, de modo geral, esteve integrada às atividades”, comemora o prefeito Eduardo Bonotto.
Outra novidade, este ano, foi a realização da Feira do Chocolate no Saguão da Prefeitura. De terça-feira, 16 a 21 de abril, domingo de Páscoa, o chocolate artesanal com a marca de São Borja esteve à disposição. Além da confraternização geral da iniciativa, as vendas das feira superaram às expectativas. Também foi novidade a Feira do Peixe, da Semana Santa, de 16 a 18 de abril, em frente à Feira do Chocolate, na Praça XV de Novembro. “Os bons resultados mostram que estamos no caminho certo” - destaca o prefeito.
,
Fonte: DECOM
Imagem: DECOM
Redes Sociais