Prefeito volta reivindicar demandas para classe dos arrozeiros
Em três encontros, segunda-feira (22/04), em Porto Alegre, como presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, voltou a debater encaminhamentos a uma série de demandas dos produtores gaúchos de arroz. A classe vive um momento de crises e incertezas, que envolvem endividamentos, preços mínimos insuficientes e prejuízos nas relações com os países do Mercosul. A safra orizícola do Rio Grande do Sul responde por 70% da produção nacional.
Temas como endividamento do setor, preço mínimo insuficiente, tributação excessiva sobre a produção e concorrência no Mercosul foram debatidos durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho – Codepampa. Houve a participação de lideranças políticas de diversas esferas e de representantes dos arrozeiros. O senador Luis Carlos Heinze reafirmou o compromisso de evar as pautas a Brasília.
Bonotto disse que “estamos empenhados e não mediremos esforços para buscar uma solução para os graves problemas enfrentados”. A quebra da safra faz piorar a situação, conforme o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho. Em reunião da Amfro, na sede da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), o prefeito Eduardo Bonotto voltou a tratar das mesmas questões ligadas ao setor orizícola. Uma das preocupações diz respeito à proximidade de vigência do novo Plano Safra no País. “Temos que garantir melhores condições de trabalho para a categoria”, reiterou o presidente da Amfro. O secretário estadual de Agricultura, Covatti Filho, deputados, prefeitos e outras lideranças marcaram presença no encontro.
O presidente da Amfro acionou também a Comissão de Agricultura na Assembleia Legislativa. A ideia é reunir na mobilização o maior número possível de deputados, para tratar de questões gerais relativas ao arroz, como a redução da alíquota de ICMS. Outra bandeira de luta será uma campanha para ampliar o consumo de arroz.
Frente Parlamentar
Também em Porto Alegre segunda-feira, o prefeito de São Borja e presidente da Amfro, Eduardo Bonotto, participou da instalação da Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal do Rio Grande do Sul. A ação foi proposta pelo deputado Ernani Polo.
O ato contou com apoio de diversas entidades representativas do setor. A Frente Parlamentar tem como tarefa prioritária cuidar dos mercados mundiais em relação à qualidade e à sanidade alimentar.
Fonte: DECOM
Redes Sociais