Vacina da Gripe está liberada para novos grupos de risco
A partir desta segunda-feira (22/04), está em andamento a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Gripe A. A novidade, nesta segunda etapa, é que, por determinação do Ministério de Saúde, estão sendo ampliados os grupos prioritários. Na fase inicial, até 18 de abril, foram aplicadas doses em crianças, gestantes e mulheres que deram à luz até 45 dias. Agora, além destes grupos, a imunização também abrange policiais, militares do Exército, trabalhadores em saúde, professores, idosos, pessoas privadas de liberdade, servidores da Susepe e os chamados doentes crônicos.
Em São Borja, a Central de Vacinas, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, ressalta orientações. Em relação aos policiais e militares, agora também abrangidos pela campanha, podem se vacinar policiais civis, policiais militares, policiais federais, policiais rodoviários federais e bombeiros. Em relação aos doentes crônicos, precisam ter prescrição médica para se vacinar. Quanto às crianças, a idade abrangida é seis meses até cinco anos.
Para receber a dose preventiva contra a chamada gripe A, os grupos de cobertura devem procurar, na cidade, nos horários de funcionamento pela manhã e à tarde, a Central de Vacinas e as ESFs (Estratégias de Saúde da Família).
Já nas localidades do interior do município, as vacinas são levadas pelas unidades móveis da Saúde municipal. A previsão é que a campanha em 2019 se estenda até 31 de maio. Para 4 de maio está programado o Dia D, quando todas as ESFs, Central de Vacinas e unidade de atendimento de Nhu-Porã estarão abertas das 8 às 17 horas, sem interrupção.
Números iniciais
A vacinação de crianças gestantes e mães que deram à luz começou antes que os demais grupos, devido à procura ter sido menor em anos anteriores. Das atividades dessa primeira etapa, a Saúde municipal apresentou balanço nesta terça-feira (23).
De 8 a 18 de abril foram vacinadas 1.846 crianças, número que corresponde a 43,55% da população-alvo. Em relação às gestantes, 291 foram imunizadas – 48,10% do previsto. Já quando às mães que deram à luz até 45 dias foram 70, o que significa 70,71% do total. A meta é atingir pelo menos 90% dos grupos de risco.
Fonte: DECOM
Redes Sociais