Encaminhadas novas ações para que São Borja tenha voos regulares
Em Porto Alegre, na última terça-feira (23/04), reunião com a equipe da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, na Assembleia Legislativa, com participação, também, de gestores municipais e deputados voltou-se a debater ações visando viabilizar a ampliação de serviços da aviação regional no Rio Grande do Sul.
O presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, foi o articulador e mobilizou deputados, secretários e prefeitos para o encontro. A estratégia do encontro era dar andamento no decreto que estimula o crescimento econômico, social e turístico no Estado, através do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS).
O secretário de Transportes, Juvir Costella, propôs soluções para impulsionar o transporte aéreo entre o interior e a capital gaúcha. Um dos objetivos é acelerar a aprovação do decreto 52.607/2015, que amplia os incentivos fiscais aos participantes do PDAR-RS. Atualmente, o Estado já oferece redução entre 7% e 18% no ICMS para a compra de combustíveis às aeronaves. A proporção do incentivo depende do número de assentos nos voos em operação.
O deputado estadual Frederico Antunes, presidente da Comissão na Assembleia Legislativa que trabalha para ampliar os serviços da aviação regional, garantiu que, politicamente, são possíveis vários outros avanços, com apoio estadual e federal. Além de São Borja, cidades como Santo Ângelo, Uruguaiana, Passo Fundo, Bagé e Caxias do Sul estão entre as consideradas prioritárias para receber linhas comerciais regulares e investimentos de apoio.
Fonte: DECOM
Redes Sociais