Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > São Borja promove Dia do Chimarrão
Início do conteúdo da página

São Borja promove Dia do Chimarrão

Publicado: Quarta, 24 Abril 2019 11:57 | Última Atualização: Quarta, 24 Abril 2019 12:23
imagem sem descrição.
Nesta quarta-feira (24/04), está sendo realizada uma programação especial alusiva ao Dia do chimarrão, na Praça XV de Novembro. O evento teve início às 9 horas e irá prosseguir até o final da tarde, sendo uma parceria da Prefeitura com as entidades tradicionalistas. A abertura oficial do evento contou com os pronunciamentos do prefeito em exercício Roque Feltrin e do secretário da cultura Ibaro Rodrigues.

O evento, que visa cultuar a tradição da Capital do Fandango, disponibiliza a erva e a água quente para o chimarrão, contribuindo para a mateada, através da Erva-Mate Roda do Mate. Além dessa contribuição, estão presentes a Casa das Cuias, o Memorial Casa João Goulart, o Museu Getúlio Vargas e a Biblioteca Municipal Getúlio Vargas. As escolas do município também prestigiam o evento com professores e alunos, a APAE e a comunidade.

O secretário da cultura, Íbaro Rodrigues, destacou a valorização do costume, assim como ressaltou a relevância de incentivar as crianças a preservar esses ensinamentos. “Estamos valorizando a nossa tradição e deixando a nossa comunidade feliz através dessa iniciativa. O Dia do Chimarrão a cada ano está sendo mais prestigiado”, destacou.

Durante a manhã, foram apresentadas atrações artísticas, dentre estas esteve o 1º Piá Farroupilha do Centro Nativista Boitatá, Mikael de Lima Lopes, que falou das formas de chimarrão. Também tiveram prendas e peões declamando e cantando. Sem deixar passar em branco esse símbolo maior da cultura gaúcha. O evento traz o enriquecimento na integração entre a comunidade e as atrações tradicionalistas. A tarde terá continuidade da comemoração dessa data com demais apresentações, mateada e conversas através da roda do mate.

Fonte: DECOM

 
 
 
 
 
 
 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página