Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia “D” de vacinação contra gripe será no sábado
Início do conteúdo da página

Dia “D” de vacinação contra gripe será no sábado

Publicado: Quinta, 02 Mai 2019 11:21 | Última Atualização: Quinta, 02 Mai 2019 11:21
imagem sem descrição.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde intensificaram preparativos, ao longo da semana, e está tudo pronto para as ações neste sábado (04/05), no chamado Dia D da campanha de vacinação preventiva contra a chamada gripe A, as equipes trabalham das 8 às 17 horas, sem intervalo. O Ministério de Saúde definiu que a campanha vai, pelo menos, até 31 de maio, mas este sábado será especial e de mobilização geral das unidades de saúde.

Em São Borja a aplicação das doses contra a gripe, nos grupos considerados prioritários, podem ser procuradas na Central de Vacinas , no antigo hospital São Francisco. Também estarão à disposição todas as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) na cidade, inclusive a unidade básica de Nhu-Porã. Nas demais localidades do interior do município, as vacinas ainda não aplicadas serão levadas, ao longo do mês, pelas unidades móveis da Saúde.

Este ano, o governo federal ampliou os grupos de abrangência. Entre os segmentos, estão crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores em Saúde, professores, idosos a partir de 60 anos, pessoas privadas de liberdade, agentes das casas prisionais e os chamados doentes crônicos. Como acréscimo dos militares das Forças Armadas e policiais de modo geral – civis, militares, federais, rodoviários federais e bombeiros.

Números até agora

Conforme levantamento da Central de Vacinal, o grupo das puérperas foi o primeiro a atingir a meta de imunização estabelecida. São 99 as mulheres que deram à luz há menos de 45 dias e que devem se vacinar. Por enquanto, 93 de vacinaram, índice de 91,92% , quando a meta é de 90%.

Em relação às crianças, a meta é que sejam vacinadas 4.239 e o número, até agora, chega a 2.577; Com isso, a cobertura, até aqui, chega 60,79%. Já quando aos trabalhadores em saúde é meta é aplicar 1.624 doses. Foram vacinadas 1.374 até aqui, o equivalente a 84,61%, índice próximo da meta.

O grupo de gestantes estimado no município é de 605. Foram vacinadas 384, número que corresponde a 63,47% da meta. Em relação aos idosos, estão vacinadas 6.438. Isso dá 78,02% em relação aos 8.469 previstos.

O grupo de professores prevê vacinar 906 profissionais. Foram aplicadas 616 doses – 67.39%. Em relação a pessoas privadas de liberdade e agentes que trabalham no Presídio Estadual de São Borja. 270 doses de vacinas já foram aplicadas.

Quando ao militares das Forças Armadas e policiais, ainda não foram divulgados números, sendo ainda pequeno contingente de vacinados. Um dos motivos é que os dois grupos já foram confirmados recentemente. Para se vacinarem, basta se dirigir a uma unidade de saúde com a carteira de identificação profissional.

O grupo dos doentes crônicos teve, até agora, 2.914 pessoas vacinadas. Em São Borja já foram aplicadas 15.435 doses da vacina contra a gripe A. Já foram recebidos quatro lotes de vacinas, totalizando 21.740 doses. Para o Dia D, neste sábado (04/05), a expectativa é de que as doses disponíveis atenderam à demanda.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página