Capacitação discute políticas de ressocialização
Encontro na última terça-feira (30/04), na Sala do Servidor da Prefeitura, repassou orientações às instituições na cidade que acolhem crianças e adolescentes que precisam cumprir medidas socioeducativa, por atos infracionais, como estratégia de ressocialização. Representantes de secretarias municipais como de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Infraestrutura, Brigada Militar, Bombeiros, Conselho Tutelar e outras receberam as orientações.
Explanaram sobre o tema os professores da Unipampa Jaine Pedersen e Jorge A. Da Silva, ambas do curso de Serviços Social. O enfoque central do encontro abordou a dimensão política no plano social e pedagógico, através das diversas ações em rede, entre as diversas instituições envolvidas, de modo a possibilitar a chance efetiva de reinserção social dos jovens infratores. Nesse sentido, é fundamental a ação integrada dos vários agentes envolvidos.
Na prática, aqueles que cumprem medidas socioeducativas podem prestar serviços de integração e apoio à comunidade nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), escolas, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Bombeiros, por exemplo. O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos, avalia a iniciativa como de grande importância, “pois além de ajudar diretamente na socialização aqueles que cumprem medidas socioeducativas, também a comunidade, través dos serviços públicos, ganha com os serviços prestados”.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Redes Sociais