Reunião discute preparativos para Semana do Meio Ambiente
A Secretaria da Agricultura e do Meio Ambiente segue mobilizada para desenvolver, de 1º a 5 de junho, em São Borja, a programação da Semana do Meio Ambiente em 2019. Nesta quinta-feira (09/05), o prefeito Eduardo Bonotto se reuniu com o secretário Fábio Fronza para ajustar detalhes em relação ao cronograma de atividades. A Secretaria de Educação e o campus local da Unipampa são parceiros nas ações, coordenando gincana nas escolas da rede municipais.
A primeira atividade a ser desenvolvida é o 'Click Ambiental', um concurso de fotos mostrando a paisagem são-borjense. A imagens devem ser enviadas, até 25 de maio, para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Serão selecionados e impressos os melhores trabalhos, para uma exposição no Parque Esportivo General Vargas, de 1 a 5 de junho. No Parcão estarão concentradas quase todas as atividades.
O prefeito Bonotto e o secretário Fronza acertaram evento festivo dedicado ao meio ambiente, em 2 de junho, ao longo da manhã, no Saguão da Prefeitura, com mateada e apresentações artísticas. O prefeito e o secretário também acertaram para 5 de junho, na localidade de Sarandi, com apoio da Emater, um seminário sobre preservação ambiental, reunindo as comunidades da região.
Ao longo deste mês, as escolas municipais realizam suas gincanas internas sobre a Semana do Meio Ambiente, no dia 4 do próximo mês. No dia 5, haverá a entrega da premiação aos vencedores pelas secretarias de Educação e do Meio Ambiente, Unipampa e autoridades.
O secretário Fábio Fronza confirma que durante os eventos, no Parcão, serão distribuídas mudas de árvores frutíferas e ornamentais à comunidade. Por seu turno, o prefeito Eduardo Bonotto confirmou, na reunião desta quinta, a implantação de um viveiro municipal, para atender às demandas de São Borja. Deve ser implantado em área próxima à Secretaria de Serviços Urbanos.
Coleta seletiva e reciclagem
Um dos enfoque centrais da Semana do Meio Ambiente, este ano, será orientar e motivar a população sobre o processo de coleta seletiva e reciclagem de resíduos, que a atual administração retomou em setembro de 2018. Este será o tema central da gincana em andamento nas escolas, integrando o projeto 'Reciclando do Dia a Dia', da SMEd e da Unipampa.
O secretário Fronza faz avaliação positiva tanto da coleta seletiva como da reciclagem. Ressalta que a comunidade vem ampliando seu nível de conscientização a respeito, e é cada vez maior o volume de materiais recicláveis.
No mesmo sentido, dois Agentes Ambientais, ligados à Universidade Estadual do RS na cidade, trabalham para a Secretaria do Meio Ambiente. Os agentes fazem diagnósticos da realidade atual e repassam informações à comunidade sobre formas mais práticas e racionais de coleta seletiva e reaproveitamento do nas residências e nas empresas. Este também foi um dos assuntos na pauta do encontro do prefeito Bonotto com o secretário Fronza.
Redes Sociais