Avanços consolidam o status da Escola Ubaldo da Costa
O ano letivo de 2019 será um marco na trajetória da Escola Municipal Sorrilha da Costa, pelos avanços que está consolidando. Um dos eventos históricos diz respeito à instituição de rotina de ensino em turno integral. Outro exemplo é a implantação de padaria própria, que, além de atender à demanda dos 400 alunos matriculados, também garantirá qualificação profissional. A escola, com isso, firma-se como uma das principais da rede municipal de ensino no bairro do Passo.
O ensino de turno integral começa este ano com duas turmas de crianças do Pré-Escolar. Já em junho, em função do projeto pedagógico, terão início as obras de construção de quatro novas salas de aula. O secretário de Educação do município, João Carlos Reolon, explica que já está pensando no próximo ano, quando o ensino integral também será oferecido a turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Reolon ressalta que as obras serão realizadas com recursos próprios, graças a um esforço de gestão orçamentária. “Tudo será feito na base da economia e com a utilização de mão de obra doméstica, mas sem prejuízo de qualidade”, segundo destaca o secretário.
Enquanto isso, em algumas semanas começará a funcionar a padaria da escola. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e do campus local do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Uma das finalidades é garantir o pão para o café da manhã e a merenda dos estudantes. Outro objetivo é a preparação de mão de obra.
O IFFar, que mantém os cursos de Cozinha e Gastronomia, iniciou na última segunda-feira (13/05) curso na escola, de preparação a futuros padeiros e confeiteiros. Serão 15 participantes, do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. “A nossa meta é que, além de atender às demandas em relação à padaria, possamos, também, formar profissionais ao mercado de trabalho”, diz João Carlos Reolon.
Outros investimentos
A escola também está tendo a necessidade de ampliar seu sistema de abastecimento de energia elétrica, em função dos novos serviços. Reforço já implementado ao sistema garante as operações da padaria. Falta agora ampliação complementar para que funcionem aparelhos de ar condicionado.
O secretário de Educação destaca que, por sua localização geográfica e perfil socioeconômico de sua clientela, a Escola Ubaldo da Costa tem recebido atenção especial. Desde 2018, é uma das quatro escolas municipais em São Borja que recebe, em parceria com o Sebrae, o projeto Educação Empreendedora. O objetivo é orientar e estimular os estudantes a empreenderem na vida pessoal e familiar, assim como, futuramente, também na vida profissional.
Além da Ubaldo da Costa, três outras escolas têm o projeto Educação Empreendedora a partir do ano passado. São elas: Duque de Caxias, Sagrado Coração de Jesus e Vicente Goulart. A partir de 2019, três outras escolas são abrangidas – Neith Aragon Motta, Ivaí e Olinto Dornelles, as duas últimas do interior do município.
Fonte: DECOM
Redes Sociais