São Borja realiza ações educativas e revela dados sobre infrações de trânsito
Neste domingo (19/05), foram promovidas ações educativas, no Parque Esportivo General Vargas, alusivas à campanha Maio Amarelo. No local, ocorreu mateada, blitz educativa, escola do trânsito, Fanfarra do 2º RC Mec e outras ações. O evento contou com a Prefeitura, Brigada Militar, PRF, CFC Fronteira, Viaoeste e outras instituições.
Um dado revelado pelo Departamento Municipal de Trânsito explica que 40% dos atos infracionais ao Código Brasileiro de Trânsito (CBT) referem-se a desrespeito à sinalização nas vias, casos que envolvem não apenas condutores, mas também ciclistas e pedestres. Levar informação e conscientização à comunidade para reverter a situação, aproveitando as ações do ‘Maio Amarelo’, este mês, é uma das prioridades – explica o diretor de Trânsito Airton Rocha Alves.
Para mudar esta realidade, Airton informa que com o apoio dos CFCs (Centros de Formação de Condutores), têm sido realizadas palestras e debates nas escolas, universidades e associações de moradores. Um dos pontos de atenção diz respeito aos ciclistas. O diretor de Trânsito observa que os ciclistas nem sempre têm a noção que precisam respeitar as normas do CBT. “Ainda é comum ver ciclistas não usando as ciclovias ou desconsiderando as placas de trânsito”, exemplifica Airton Alves.
Outras transgressões diz respeito a pessoas não credenciadas ocuparem vagas exclusivas de idosos ou deficientes. A habilitação às vagas a idosos a partir dos 60 anos ou deficientes é fornecida pelo Departamento de Trânsito, mediante apresentação de documentação pessoal e comprovante de endereço do interessado. Quanto aos pedestres, têm prioridade sobre os veículos na faixa de segurança, mas, nos semáforos com sinal verde, a prioridade é dos veículos.
Fluxo central
São Borja tem proporção maior de veículos que o restante do Estado. Na cidade, existe um veículo para cada 1,79 habitante. Com isso, nem sempre é fácil regular o fluxo de circulação. As ruas estreitas tomadas por automóveis, caminhonetas, caminhões, motocicletas e bicicletas tornam a operação ainda mais difícil, segundo o diretor Trânsito.
Um dos problema crônicos é a área central, especialmente nos corredores formados pelas ruas General Marque e Cândido Falcão. Airton Alves informa que essa situação no Centro será desafogada com o asfaltamento, nos próximos meses, de duas vias paralelas - as ruas Bento Martins e Serafim Vargas.
No mesmo sentido, mostra bons resultados o sistema de binários que vem sendo utilizado há alguns anos na cidade. Um dos binários liga a Zona Sul à Zona Norte da cidade, passando pelo Centro. Outro binário é no sentido Leste-Oeste. “Isso ajuda disciplinar a circulação e reduz bastante a ocorrência de acidentes”, ressalta Airton Rocha Alves.
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