Mostras nos museus movimentam cidade
O período, inclusive em São Borja, é de visitação nos museus, cumprindo programação em âmbito nacional. Nas cidade, a programação especial será desenvolvida até o final de maio.
Quem for ao Museu Getúlio Vargas terá chance não apenas de revistar o rico acervo de mais de duas mil peças no local. Também pode ser vista exposição, resgatando a trajetória e a contribuição de Darcy Sarmanho Vargas, esposa do ex-presidente Vargas e dá nome a uma Escola de Educação Infantil na cidade.
Já no Memorial João Goulart, além do acervo sobre vida e obra de Jango, a atração é uma mostra sobre personagens diretamente ligadas ao ex-presidente e que, ao mesmo tempo, marcaram a história são-borjense. O público pode avaliar o conteúdo de publicações do espaço jornalístico Crônicas da Cidade. A publicação semanal, coordenada pelos professores da Unipampa Adriana Duval e Miro Bacin, remate para nomes que, assim como João Goulart, são referência histórica da cidade.
O chá – não apenas como bebida, mas como elo de integração e convívio social – é objeto de exposição, pesquisa e reflexão no Museu Missioneiro Apparício Silva Rillo. A iniciativa, neste caso, é da casa de cultura e do campus local do Instituto Federal Farroupilha, que oferece cursos voltados à área, como Cozinha, Gastronomia e Gestão de Turismo.
A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer ajustou a rotina de atendimento nos museus. Agora eles ficam abertos de terça-feira a sábado, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Na terça-feira, ponto facultativo em função do aniversário de emancipação do município, os museus estarão abertos em regime de plantão.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Redes Sociais