Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campanha de vacinação contra Gripe A chega na reta final
Início do conteúdo da página

Campanha de vacinação contra Gripe A chega na reta final

Publicado: Quinta, 23 Mai 2019 11:58 | Última Atualização: Quinta, 23 Mai 2019 11:58
imagem sem descrição.

A Central de Vacinas da Secretaria da Saúde alerta que restam poucos dias para finalização da campanha de vacinação contra a gripe A. Pelo calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, o período de imunização se encerra em 31 de maio, próxima sexta-feira, e alguns grupos prioritários ainda não atingiram a meta definida.

Uma das maiores preocupações, entre as autoridades locais, diz respeito à meta não atingida de vacinação das crianças, na faixa etária de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias. O objetivo é
atingir 4239 crianças, mas, por enquanto, são 3419 doses aplicadas. Isso corresponde a 80,66%, quando deve ser atingido índice mínimo de 90% do público-alvo.

Os sanitaristas alertam que uma criança de menos de um ano, não vacinada, morreu no Rio Grande do Sul de gripe Em todos os grupos abrangidos pela campanha também há pessoas em tratamento, atingidas pelos vírus da gripe, o que reforça a necessidade de a população definida como prioritária buscar imunização.

O grupo dos chamados doentes crônicos igualmente registra baixa cobertura vacinal. Dos 8.586 previstos, só 5.506 – ou 62,17% - estão vacinados.

Em relação às 605 gestantes projetadas pela campanha, 445 receberam imunização, o que corresponde a 73,55%.

A Saúde municipal contabiliza a aplicação de 266 doses de vacinas em pessoas privadas de liberdade e outras 50 em servidores no sistema prisional. Quanto a policiais e militares do Exército,  737 foram vacinados.

São Borja já contabilizou 22.421 pessoas vacinadas. Para aplicação de dose preventiva contra a gripe, devem ser procuradas a Central de Vacinas (no antigo hospital São Francisco) e as ESFs (Estratégias de Saúde da Família), nos respectivos horários de funcionamento ao longo do dia. Ás comunidades do interior do município a vacina está sendo levada pelas unidades móveis da Secretaria de Saúde.

Nas escolas
Uma das principais preocupações, de acordo com o secretário municipal de Saúde, José Luiz Machado, é garantir em dia o calendário de vacinação das crianças. A meta é que não haja atraso ou omissão não apenas em relação à gripe, mas também em relação às demais vacinas de rotina.

O prefeito Eduardo Bonotto defende as ações desse tipo “como uma política permanente”. Nesse sentido, a coordenadora da Central de Vacinas, Carem Vidal, está indo às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, nas últimas semanas, para levar orientações. Ela destaca que, além de aplicação da vacina contra a gripe A, são atualizadas todas as demais vacinas de rotina.

 

Fonte: DECOM

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página