Posto 44 confirma interesse em participar da Plataforma Logística
O prefeito Bonotto informou que logo mandará projeto de lei pedindo autorização da Câmara de Vereadores para o empreendimento. Já os diretores do Cavalhada Gabriel Malmann e Oberte Luft esperam que daqui um ano posam inciar as obras de implantação do projeto, depois de vencidos encaminhamento burocráticos, incluindo licença ambiental. Será necessário preparar infraestrutura de apoio para instalar a unidade, em área de 8,3 hectares, e, nesse sentido, o prefeito Bonotto ressalta que Município buscará recursos.
O grupo pretende gerar em torno de 80 a 100 empregos diretos nessa etapa inicial do projeto. Gabriel Malmann informou que o Posto Cavalhada na cidade – é um dos postos que mais vende combustível no Estado – já gera cerca de 100 empregos e registra faturamento anual de R$ 150 milhões. Ele explicou que a opção inicial era novos investimentos à margem da BR 285, mas a opção foi por acompanhar a proposta da Plataforma Logística – iniciativa da Prefeitura e que tem interesse também da Mercovia, empresa concessionária da ponte internacional.
A expectativa é de que em três anos esta primeira etapa dos investimentos previstos esteja com obras concluídas. No segundo momento, é prevista a implantação de hotel e de infraestrutura operacional ao serviço logística de carga e descarga do transporte internacional. Para esse segundo empreendimento, são necessários mais 8,3 hectares. A execução das obras dependerá, porém, de um estudo de demanda e da conjuntura econômica, segundo ressaltaram o prefeito Bonotto e os representantes do Cavalhada. O que é certo é que certo é que o grupo empresarial – nascido em São Martinho, com base principal em Ijuí e há 20 anos em São Borja – fez opção definitiva por permanecer e expandir-se no município.
A estimativa é de que São Borja tenha disponíveis 40 hectares de área útil para mais empreendimentos na Plataforma Logística nos acessos brasileiros da Ponte da Integração. Por enquanto, além do Cavalhada, a empresa Gefco já confirmou e realiza investimentos. Já a empresa Letsara está em fase adiantada de tratativas. O prefeito Bonotto está otimista que novos investidores sejam confirmados, perspectiva da qual também partilha Alcir Jordani, da Mercovia.
O encontro foi promovido pelo prefeito Eduardo Bonotto, participaram também, o vice-prefeito Roque Feltrin, os secretários municipais e vários vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Jefferson Homrich. Igualmente marcaram presença o presidente da Acisb Wolmi Oliveira, o gerente do Sesc Mauro Perobelli, a representante do senador Luis Carlos Heinze, Caroline Aquino, o gerente comercial da Mercovia Alcir Giordani, e representando o Hospital Ivan Goulart, Fernanda Bonotto, entre outras lideranças.
Fonte: DECOM | Prefeitura de São Borja
Redes Sociais