Comunidade festeja nova Farmácia Básica do Passo
Os moradores do bairro do Passo desde a última quinta-feira (23/05) contam a sua disposição com um serviço essencial, há muito tempo esperado, a inauguração da Farmácia Básica do bairro . Sob coordenação da Secretaria Municipal da Saúde, passa a atender às demandas de toda a região Norte da cidade.
O morador da localidade, Leonel Ventura, sintetiza um dos significados da nova conquista. “Era uma obra muito aguardada por nossa comunidade e agora podemos retirar o remédio perto de casa”.
A farmacêutica Graciela Alves, responsável técnica pela unidade, chama a atenção que o funcionamento do novo serviço resulta em reflexos positivos em todo o sistema do setor, que distribui remédios do SUS. Ela explica que “com o atendimento da farmácia aqui do Passo, repartimos as demandas na cidade, desafogando o fluxo com a Farmácia Básica do Centro, que atende no antigo Hospital São Francisco”.
Graciela informa que cerca de 300 pessoas, diariamente, dirigem-se à nova farmácia, localizada na esquina das ruas Alberto Benevenuto e Tiradentes, em frente ao Ginásio Esportivo Cleto Azambuja e a Praça Assis Brasil. Muitas comparecem para conhecer as instalações, que receberam obras de adaptação de R$ 25 mil. A maioria, porém, comparece para retirar medicamentos. São 140 diferentes remédios à disposição, os mesmos disponibilizados pela unidade que funciona no antigo Hospital São Francisco.
Com a entrada em funcionamento da farmácia no Passo, passa a ser desenvolvida experiência pioneira em relação às ESFs instaladas na região, as de número 1, 2, 3, 5 e 12. Essas Estratégias de Saúde da Família passam a dispor de medicamentos apenas para atendimento ambulatorial ou nas situações de emergência. Os remédios de rotina, distribuídos pelo Sistema Único de Saúde, somente serão repassados pela Farmácia Básica. Se a medida experimental der certo, experimental, será estendida às demais ESFs da cidade.
Rapidez e economia
Em geral, quem retira medicamentos através da Farmácia Básica da Saúde municipal tem de fazer de dois a três deslocamentos por mês para o aviamento de receitas. “Ir daqui do Passo ao Centro quase todas as semanas, para buscar remédios, é problema que deixa de existir”, comemora a dona de casa, Eli Estela Mosqueiro Silva, 48 anos. “Além de economizar tempo, agora também dá para economizar passagem de ônibus”, destaca.
Vilas como Progresso, Mário Weis, Arno Andres, Arneldo Matter, Da Praia e Porto do Angico passam a ser abastecidas pela nova farmácia do Passo. Mesmo nos locais mais distantes, ficam a cinco, seis quadras, não havendo necessidade de usar ônibus, por exemplo.
Fonte: DECOM | Prefeitura de São Borja
Redes Sociais