Programa Mãe-Bebê São-Borjense apresentará resultados iniciais
O Programa Mãe-Bebê São-Borjense já apresenta bons resultados em poucos meses de operação. Na próxima terça-feira (11/06), às 15 horas, na Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde estará apresentado balanço das atividades até o momento. O balanço apontará os indicadores de resultados na cidade, no período de 02 de outubro de 2018 a 31 de maio deste ano.
Uma das estratégias, com respostas bastante animadoras, tem sido a distribuição de kits com insumos, utilitários e recomendações de apoio às gestantes e futuros bebês. As coordenadoras da iniciativa, enfermeiras Camila Malgarin e Manoela Malgarin, destacam que a experiência desenvolvida em São Borja é pioneira e inovadora. Por sua importância e desempenho, já está sendo convertida em tese mestrado em Universidade Franciscana (Unifra).
Os índices de mortalidade infantil, por exemplo, aumentam ou diminuem de acordo com a realidade econômica do Estado e do Município. Em São Borja, um dos objetivos do programa é fortalecer a atenção materno-infantil e aprimorar o modelo de atenção ao parto e ao nascimento. São propostos processos inovadores e integradores de saberes e práticas de saúde pública.
Outra estratégia é sensibilizar profissionais e usuários dos serviços de Saúde acerca da importância das utilização sistematizada das estratégias propostas ao 'Mãe-Bebê São-Borjense'. Além disso, é finalidade avaliar a adesão de profissionais e usuários de saúde à estratégia implementada, como proposta humanizadora e qualificadora de cuidado às gestantes e aos recém-nascidos. As atenções também se voltam às puérperas no município, ou seja, as mães que deram à luz até 45 dias.
As atividades desenvolvidas pelo programa em São Borja mobilizam não apenas o núcleo coordenador, mas toda a Secretaria da Saúde. Assim, também consideradas fundamentais as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e demais unidades públicas de atendimento.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Redes Sociais