Página inicial > Últimas Notícias > 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo

29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Publicado: Terça, 29 Agosto 2017 11:17 | Última Atualização: Terça, 29 Agosto 2017 11:26

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em todo o Brasil, no dia 29 de agosto. Uma data muito importante para falar de um assunto que está super fora de moda: o cigarro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS) o tabaco ainda é considerado a principal causa de morte evitável no mundo, sendo responsável por milhões de óbitos anualmente de pessoas fumantes e de fumantes denominados passivos, aquelas pessoas que ficam expostas a fumaça do cigarro. Pelo menos 50 doenças, entre elas o câncer, são causadas pelo tabagismo.

A data de hoje tem como objetivo reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Pensando em todos esses danos causados pelo tabaco à população, no dia (23/08) a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha no combate ao tabagismo esteve na URI em Santo Ângelo participando de uma Capacitação para o Controle do Tabagismo, ministrada pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, a equipe do município é composta por médica, farmacêutica, psicóloga e assistente social.

No mês de setembro serão planejadas as sessões e a organização do grupo para Controle do Tabagismo e pretende-se iniciar um grupo com pessoas que desejam parar de fumar no mês de Outubro.

Os pacientes podem buscar informações diretamente no seu ESF, onde será formada uma lista de pacientes e os responsáveis pelo grupo entrarão em contato com os interessados para comunicar o início dos grupos.

Fonte:Decom