Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Administração Municipal presta homenagem à Brigada Militar
Início do conteúdo da página

Administração Municipal presta homenagem à Brigada Militar

Publicado: Sexta, 07 Junho 2019 12:23 | Última Atualização: Sexta, 07 Junho 2019 16:02
imagem sem descrição.

Na manhã de sexta-feira (07/06), na Sala do Servidor, na Prefeitura, ficou completamente lotada por representantes da sociedade civil e por policiais da Brigada Militar. O motivo da programação foi a homenagem prestada à Corporação local da Brigada Militar. O reconhecimento do Poder Público foi pela presteza e a eficácia de desempenho por ocasião de assalto, na noite de 4 de junho, a uma das Farmácias São João na cidade, com a prisão em flagrante dos dois assaltantes envolvidos. Mas, além disso, a Prefeitura aproveitou para agradecer e reconhecer por toda dedicação e serviços que a Brigada Militar tem dispensado à comunidade de São Borja.

A programação reuniu, além dos homenageados, diversas autoridades e lideranças locais, entre elas o prefeito Eduardo Bonotto, o vice Roque Feltrin, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jefferson Olea Homrich, e o comandante da Brigada Militar, major Hélio dos Santos Júnior. Também marcaram presenças os secretários municipais, entre eles de Infraestrutura, Segurança e Trânsito, Edson Damião Ribas; vereadores e a representante do senador Luis Carlos Heinze, Caroline Aquino. Entre as lideranças comunitárias, estiveram os presidentes da Acisb, Wolmi Oliveira; do Sindilojas, Ibrahim Mahmud; da CDL, Neronei Medeiros; e da Fundação Ivan Goulart, Pedro Machado dos Santos. As Farmácias São João estiveram representadas por Carina Dalosto.

Pronunciamentos

Foram várias as manifestações de homenagem, uma delas de Carine Dalosto. Ela relatou que houve risco e hostilidade por parte do assalto na farmácia, inclusive com um servidor ficando ferido. Apesar disso, ela ressaltou a agilidade e a determinação dos policiais, que, além de evitar uma tragédia, resolveram rapidamente a ocorrência, prendendo os envolvidos.

Os demais pronunciamentos foram de Caroline em nome do senador Heinze; Neronei Medeiros pela CDL; Wolmi Oliveira pela Acisb; Ibrahim Mahmud pelo Sindilojas; Edson Ribas, secretário de Segurança e Trânsito; Jefferson Homrich, presidente da Câmara; major Hélio Santos Júnior, comandante da BM; e prefeito Eduardo Bonotto.

A tônica dos discursos é de que a Brigada Militar sempre consegue atender às expectativas da comunidade, apesar das limitações de efetivo e algumas condições operacionais. A ênfase, em todas as falas, é que a “família brigadiana” marca presença em todas as circunstâncias e arriscando a própria vida, para garantir a segurança dos outros. “Em vários episódios de tensão, risco e necessidade de enfrentamento, bastou chamar o efetivo, mesmo em férias ou de folga, e sempre marcou presença”, relatou e agradeceu o major Hélio.

A maioria dos pronunciamentos ressaltou a defasagem de efetivo da BM e, apesar disso, também a capacidade de superação. O prefeito Bonotto destacou que, desde o governo estadual anterior e através de atual gestão tem trabalhado por mais policiais para a cidade. O presidente do Sindilojas, Ibrahim Mahmud, aposta é trazer para São Borja PMs que vêm realizando curso de formação.  Nesse sentido aponta o senador Heinze como um dos aliados da causa e conclamou que São Borja, no próximo dia 14, seja formalmente apresentado pedido ao governo do Estado.

Nessa data estará em Santiago o vice-governador e secretário estadual da Segurança, Ranolfo Júnior. O presidente da Câmara, Jefferson Homrich, também defende a mesma tese. O secretário Damião citou o compositor são-borjense José Hilário Retamoso, para ressaltar que, apesar das limitações numéricas, os policiais militares em São Borja pensam e atuam como “verdadeiros espartanos”, os heróis da Grécia antiga.

 

Fonte: DECOM

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página