Secretário de Meio Ambiente faz palestra sobre as políticas empregadas em sua pasta e os desafios do gestor público
O evento ocorreu, nesta quinta-feira (06/06), na UERGS dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. O secretário de Meio Ambiente, Fábio Fronza, falou sobre os projetos, desafios e dificuldades de sua pasta no decorrer dos últimos dois anos.
Fronza citou que um dos principais desafios para o gestor está em torno da destinação correta dos resíduos sólidos. O secretário mostrou os custos desta operação, os quais são elevados para os cofres públicos, conta que impacta o bolso do contribuinte. Fábio Fronza explicou que entre as alternativas para resolver essa situação está a coleta seletiva e a compostagem.
Para o secretário Fábio Fronza, a grande iniciativa da gestão foi implantar a coleta seletiva em 2018, essa medida vem diminuindo o volume de resíduos e também gerando renda aos recicladores. Fronza explicou como o projeto foi montado e como funciona e qual a estrutura do Centro de Triagem.
Fronza falou que um dos principais desafios para administração municipal é buscar uma área para o aterro sanitário no município. Atualmente, São Borja destina os resíduos para Giruá, distante a 300 km. Toda essa operação gera custos elevados com a coleta, transbordo, transporte e destinação no aterro. Fábio explica que um aterro local, diminuiria muito os valores para Prefeitura e sobraria recursos para mais investimentos em educação, saúde e infraestrutura.
O titular da pasta também fez questão de destacar a atuação e parceria da UERGS e a importância do curso de Gestão Ambiental para o município. Citou o diagnóstico feito pelos alunos sobre a coleta seletiva, a atuação dos agentes ambientais na comunidade e o plano de arborização urbana, estudo elaborado em parceria com a universidade.
Durante a palestra, também discutiu-se a matriz energética e saneamento básico. Por fim, Fábio falou sobre trabalho de educação ambiental que está sendo feito na cidade a fim de orientar a comunidade sobre separação correta de resíduos e o plantio adequado de árvores.
Fonte: DECOM
Redes Sociais