Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Discussão da Nova Base Curricular Terá novo “Dia D” nesta segunda
Início do conteúdo da página

Discussão da Nova Base Curricular Terá novo “Dia D” nesta segunda

Publicado: Sexta, 14 Junho 2019 09:09 | Última Atualização: Sexta, 14 Junho 2019 09:09
imagem sem descrição.

Sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), nesta segunda-feira (17/06), será realizado em São Borja o 2º “Dia D” em relação à formatação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os estudantes não terão aula, para que os professores e as equipes diretivas nas escolas debatam o perfil da nova Base Curricular. Começarão a ser definidos os componentes curriculares e referenciais locais do que fará parte do currículo, considerando que já estão prontos os referenciais nacional e estadual.

Além das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, também participarão as escolas das redes Estadual e Particular. Nesta semana, a SMEd repassou subsídios de orientação a todas as escolas. As equipes diretivas informarão essas orientações, na segunda-feira no início da manhã, e depois começará o trabalho dos professores, agrupados pelas áreas de atuação.

A Diretora Pedagógica da SMEd, Lourdes Balbueno, informa que os docentes de Educação Infantil e até o 5º ano do Ensino Fundamental trabalharão em conjunto. Já os que responsáveis pelas séries finais do Fundamental serão agrupados conforme a área de atuação: Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Já nesta segunda começa a proposição de conteúdos curriculares a serem ministrados aos alunos.

Potencial local

O Secretário de Educação, João Carlos Reolon, destaca que a elaboração da nova BNCC será “a grande oportunidade para que as escolas ofereçam aos estudantes conteúdos pedagógicos mostrando o que temos e o que somos”. Ele ressalta que, além de repassar informações sobre a paisagem natural – clima, hidrografia, vegetação, etc. -, surge a chance de mostrar que o potencial local é um dos mais ricos do País.

Nesse sentido, Reolon lembra que São Borja é um dos municípios mais antigos do Brasil, surgido a partir da contribuição de indígenas e jesuítas, o que resultaria na civilização missioneira. Acrescenta que, além disso, “nenhum município brasileiro tem, como nós, dois presidentes da República e uma rica história a ser contada”. Outro aspecto importante a ser trabalhado, conforme o secretário, “é o potencial turístico, cultural e econômico, abrangendo desde a trajetória missioneira e o status de Terra dos Presidentes até os museus, as tradições gaúchas, a Capital Gaúcha do Fandango, o agronegócio e a Ponte da Integração”.

 

Fonte: Decom

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página