Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 90% dos pacientes dos Grupos de Combate ao Tabagismo ficam livres do vício
Início do conteúdo da página

90% dos pacientes dos Grupos de Combate ao Tabagismo ficam livres do vício

Publicado: Sexta, 14 Junho 2019 09:21 | Última Atualização: Sexta, 14 Junho 2019 10:28
imagem sem descrição.

De acordo com estatísticas da Secretaria da Saúde, de todos os pacientes que participam dos grupos de combate ao Tabagismo e completam o tratamento, 90% param de fumar. O programa foi retomado em novembro de 2018 pela Prefeitura de São Borja e já teve oito grupos, sendo atendidos 92 pacientes.

Atualmente, a Prefeitura conta com dois grupos de combate ao tabagismo. Os grupos são formados entre 12 a 15 integrantes, sendo realizados quatro encontros com temas diferentes para incentivar o paciente a parar de fumar.

O prefeito Eduardo Bonotto comemorou o resultado e destacou que as pessoas livres do vício do cigarro têm uma vida de mais qualidade e bem mais saudável. Bonotto lembrou que a rede de saúde municipal quer ajudar o cidadão e que pretende alcançar mais pessoas que precisam de apoio.

O secretário da Saúde, José Luiz Rodrigues Machado (Boca), explica que a pasta estará trabalhando para que todas as ESFs (Postos de Saúde) tenham um grupo de Combate ao Tabagismo.

No primeiro encontro, vem a avaliação clínica do médico em que são abordados assuntos sobre o cigarro e sobre o psicológico do paciente. No segundo, é feita uma abordagem sobre a inclusão da medicação na qual o farmacêutico dá todas as orientações e a enfermeira repassa diretrizes opcionais, nesse momento também é ofertado a auriculoterapia (uma forma de tratar problemas de saúde física, mental ou emocional mediante estimulação da superfície da orelha) e se inicia a medicação com o BUP (cloridrato de bupropiona) é um medicamento usado para tratar depressão. A bupropiona também é usada para ajudar a parar de fumar.

O terceiro encontro são identificados os pacientes que já conseguiram parar de fumar por mais de 24 horas e inicia-se o tratamento com os adesivos (o adesivo e um tipo de incentivo para o paciente parar de fumar), também acontece a segunda sessão de auriculoterapia. No último encontro, termina o ciclo grupal e inicia a manutenção de três meses, na qual, uma vez por mês, o paciente passa com a enfermeira para acertar a evolução do tratamento. A auriculoterapia continua até completar 10 sessões.

O grupo funciona no CEMAI todas as terças-feiras das 18h30m às 19h30m, também tem um grupo na ESF-07 (Posto do Paraboi) que funciona nas quartas-feiras das 13h30m às 14h30m. O próximo grupo irá iniciar no final do mês de Junho, interessados têm que ir até o NASF (Anexo ao antigo hospital São Francisco) para fazer o cadastro.

Fonte: DECOM

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página