Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade continua faltando e não retirando os exames laboratoriais
Início do conteúdo da página

Comunidade continua faltando e não retirando os exames laboratoriais

Publicado: Sexta, 21 Junho 2019 10:17 | Última Atualização: Sexta, 21 Junho 2019 10:18
imagem sem descrição.

O secretário da Saúde, José Luiz Rodrigues Machado (Boca), trouxe algumas informações referentes ao número de pessoas que faltam aos exames laboratoriais e também aquelas que chegam a realizar o procedimentos, mas não retiram o resultado.

O secretário explicou que está preocupado com essa situação, depois de avaliar o levantamento feito pelo Laboratório Municipal de Fronteira. José Luiz lembra que a unidade realiza em torno de 20 a 30 exames diários e conforme o relatório em média cinco a seis pessoas marcam os exames e não comparecem na data prevista e, na mesma proporção, alguns pacientes realizam o procedimento e não retiram seus exames.

O levantamento mostra que foram realizados 1050 exames em abril e em maio 1151. Somando as faltas e os pacientes que não foram buscar o resultado chega-se ao percentual de 40% de exames não utilizados.

A equipe do laboratório revela que muitos pacientes são procurados por contato telefônico, no entanto alguns não atendem ou se atendem não retornam para retirar e esses exames ficam arquivados e com o tempo perdem a validade.

O prefeito Eduardo Bonotto ao ter conhecimento do fato, explicou que essas faltas precisam ser diminuídas e pediu a colaboração da comunidade. As pessoas não podem faltar ou deixar de retirar seus exames, pois o profissional da ESF (médico e enfermeiro) necessita dessas informações para adequar e tornar eficiente o tratamento de cada paciente.

José Luiz (Boca) lembra que a comunidade pode buscar o reagendamento com antecedência dos exames a fim de que a fila não pare e outras pessoas também venham a ser atendidas. Outro pedido é para que a população quando realizar a coleta se informe sobre a data de retirada para que dê continuidade no tratamento.

O Laboratório Municipal de Fronteira Geni Marques Pinto, localizado na Travessa Albino Pffeifer nº 94, no centro da cidade, trabalha com encaminhamentos do SUS, para a realização de exames laboratoriais. O horário de atendimento pela parte da manhã é das 7h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

No local são realizados os seguintes exames: pesquisa de anticorpos contra o vírus HIV (Anti-HIV); pesquisa de anticorpos contra o vírus da Hepatite B e C; exame para detecção e controle de Sífilis; Teste de Gravidez - Gonadotrofina Coriônica Humana fração beta; Exame qualitativo ou comum de urina; Grupo sanguíneo e Fator Rh; Pesquisa BAAR ou Baciloscopia de Linfa – Pesquisa de bacilo ácido-álcool resistente em linfa; BK ou BAAR de escarro ou Baciloscopia de escarro – Pesquisa de Tuberculose. Também são feitos os exames para diagnóstico da doença de Chagas, Toxoplasmose, HTLV, Anti-Hbc, Dengue, Leishmaniose, Zika, Chikungunya, Rubéola, Sarampo, Leptospirose e Febre Amarela.

O Teste de Triagem Neonatal ou Teste do Pezinho também é coletado no Laboratório de Fronteira e encaminhado ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre. Além disto, são recebidos e encaminhados para os prestadores de serviços as coletas de citopatológicos e anatomopatológicos.

 

Fonte: DECOM

Imagem: SMS

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página