Procissão de São João Batista movimentou fiéis são-borjenses
Mantendo uma tradição de mais de um século, São Borja realizou no domingo, 23 de junho, mais uma edição da procissão dedicada a São João Batista. O ritual estende-se desde a Guerra do Paraguai (1865), consolidando a fé popular e de reverências ao santo. Outra tradição repetida foi uma festa para crianças, a “Mesa dos Inocentes”, na tarde de segunda-feira, dia 24. A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo Esporte e Lazer coordenou a programação. A procissão, domingo, começou às 20 horas, a partir da Casa da Festeira, na esquina das ruas Bompland e Moreira César, onde um pequeno santuário guarda a imagem de “São Joãozinho Batista”. Do local, partiu o cortejo dos fiéis por ruas da cidade, entoando rezas e cantos. O deslocamento foi até Fonte de São João, que também fica na Rua Bompland, entre Coronel Lago e General Osório.
A Secretaria de Cultura realiza melhorias, este ano, na infraestrutura da Fonte de São João. As melhorias atingem o pórtico de acesso e o santuário existente. O santuário na fonte recebe base em alvenarias e cobertura em telhas, com suporte em madeira e ferro. O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Íbaro Rodrigues, explica que as obras acontecem com recursos da própria secretaria e auxílios de devotos de São João Batista. Essa parceria também garantiu mão de obra, conforme acrescenta. Íbaro estuda manter a imagem do santo em caráter permanente no local.
A programação da Mesa dos Inocentes foi desenvolvida na Casa da Festeira, na esquina da Bompland com Moreira César. Entre 150 e 200 crianças moradoras na região serão recebidas com lanches, doces e refrigerantes, seguindo antigas tradições. A festa é oferecida com o apoio do poder público e de pessoas que são devotas do santo homenageado.
Fonte: DECOM
Imagens: Ritieli Ramos
Redes Sociais