Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria da Saúde define novas diretrizes para atendimento nas ESFs

Secretaria da Saúde define novas diretrizes para atendimento nas ESFs

Publicado: Quarta, 30 Agosto 2017 08:20 | Última Atualização: Quarta, 30 Agosto 2017 08:23

A partir do dia 04 de setembro, a Secretaria da Saúde implementará algumas mudanças de melhoria e necessárias para o bom funcionamento do serviço nas unidades básicas. Entre as novidades está a implantação do Sistema de Acolhimento nas Estratégias da Saúde da Família (ESFs). Trata-se de uma abordagem mais humanizada na qual o paciente que procura a unidade passa por triagem com profissional capacitado de nível superior, que classifica a prioridade do atendimento, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

A secretária da Saúde Michelly Cherobini destaca que as ESFs estão baseadas na prevenção da doença e na promoção da saúde, sendo a base do SUS. Neste contexto, uma das principais ações para a humanização do atendimento é o Sistema de Acolhimento, no qual se escuta o usuário e suas queixas e identifica suas necessidades de saúde.

A prefeitura irá minimizar as filas de exames. Para isso disponibilizou um profissional médico para avaliar os pedidos de exames pois atualmente a Secretaria da Saúde paga por muitos exames que não são retirados, gerando um alto custo aos cofres públicos e aumentando a espera de pessoas que realmente precisam.

Paralelo as ações do município, o Hospital Ivan Goulart esta implantando o protocolo de Manchester, trata-se de uma classificação de risco de urgência e emergência. Distribuída por cinco cores, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, o protocolo estipula as prioridades de atendimento. Pessoas que necessitam de atendimento imediato são classificadas na cor vermelha. Na cor laranja são aqueles pacientes que precisam de atendimento praticamente imediato, podendo ser atendido em até 10 minutos. Na cor amarelo os pacientes precisam de atendimento rápido, mas podem aguardar até 50 minutos. Nas cores verde e azul, respectivamente podem esperar para serem atendidos em duas e quatro horas, ou receberem o encaminhamento para outros serviços de saúde.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Imagem: Web