Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estado formaliza apoio à linha aérea para São Borja
Início do conteúdo da página

Estado formaliza apoio à linha aérea para São Borja

Publicado: Quinta, 04 Julho 2019 11:21 | Última Atualização: Quinta, 04 Julho 2019 11:44
imagem sem descrição.

O governador Eduardo Leite assinou nesta quarta-feira(03/07), dois decretos de apoio para que São Borja e outras cidades gaúchas passem a integrar o circuito do Programa de Aviação Regional. A conexão São Borja-Porto Alegre será uma das novas rotas aéreas a serem viabilizadas. As ações adotadas alteram o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS). Uma das medidas flexibiliza as formas de operação pelas companhias aéreas e a outra reduz a alíquota sobre o combustível das aeronaves.

Além de São Borja, serão abrangidas pelas ações do programa as cidades de Alegrete, Santana do Livramento, Santa Rosa, Bagé, Passo Fundo, Erechim, Passo Fundo, Vacaria e Rio Grande. 

A previsão é que no estado sejam utilizadas as empresas Gol e Azul como operadoras dos serviços. No caso de São Borja e outras localidades no Estado, as linhas ficarão com a Two Flex, empresa subsidiária da Gol.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já definiu a grade semanal de voos entre São Borja e Porto Alegre. Serão quatro deslocamentos, de segunda à quinta-feira. A decolagem do aeroporto João Manoel, em São Borja, será às 13h20min, para pouso na capital gaúcha às 15h20min.

Como já estão concluídos todos os encaminhamentos que se fazem necessários com os governos estadual e federal e também com a empresa de aviação, o prefeito Bonotto prevê que, brevemente, os serviços regulares de uma linha aérea em São Borja voltem ser realidade. E comenta - “o mais importante é que voltaremos a ter conexões aéreas com Porto Alegre e o mundo, justamente quando São Borja prepara-se para um novo salto no seu ranking de desenvolvimento”. Um serviço similar a este operou pela última na década de 1960.

A administração municipal trabalha pela confirmação de uma linha aérea para São Borja desde o início de sua gestão, em 2017. Bonotto ressalta que são muitas as razões para comemorar, como rapidez, comodidade, maior produtividade, e também os ganhos que virão nos serviços saúde, salvando vidas em casos de emergências. Esta conquista somasse a consolidação de importantes empreendimentos como a Plataforma Logística, a Ponte da Integração, os Free Shops, o comércio de modo geral e as Universidades, promovendo desenvolvimento local com geração de emprego e renda.

O prefeito Eduardo Bonotto, ainda agradeceu a todos que se empenharam para que este momento fosse possível como o apoio do Deputado Frederico Antunes (Presidente Frente Parlamentar da Aviação Regional), Senador Luis Carlos Heinze, administração municipal, Câmara de Vereadores, as entidades representativas (Acisb, Sindilojas, CDL), Mercovia e ao governo do Estado por acreditar na potencialidade do nosso interior.

Aeroporto João Manoel vai receber melhorias

Como consequência da retomada dos serviços de uma linha aérea em caráter regular para São Borja, o aeroporto João Manoel passará por obras de melhoria. Após reuniões em Porto Alegre, no início da semana, o prefeito Eduardo Bonotto voltou a tratar, em Brasília, sobre as obras a serem implementadas no terminal aéreo.

O governo federal vai liberar R$ 5,15 milhões para a repavimentação da pista do aeroporto, de 1,6 metros de extensão por 40 metros de largura. Também é previsto o cercamento do local. Técnicos da área de Planejamento na Prefeitura ajustam detalhes finais do projeto e do processo de licitação.

Eduardo Bonotto presume que, à medida que os serviços de linha aérea aumentarem, haverá a necessidade de obras complementares no aeroporto, como na sala de embarques e desembarques. Tendo em vista que São Borja tem potencial para internacionalizar os serviços do seu terminal aéreo. Neste caso, haveria parceria com localidades argentinas, começando por Santo Tomé, ampliando as ações de intercâmbio no Mercosul.

 

Fonte: DECOM

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página