Estudantes iniciam roteiro de passeios a locais históricos
Na manhã de quarta-feira, (03/07), a Secretaria Municipal de Educação (SMEd), deu início a um longo roteiro de passeios de estudantes de Ensino Fundamental a locais de referência histórica em São Borja. A iniciativa, com programação prevista até outubro, faz parte do Projeto “Reciclando o Dia a Dia – Promovendo Cidadania”. Os passeios serão realizados nas quartas-feiras, turnos da manhã e tarde, pelos alunos participantes das equipes vencedoras da 1° Gincana Educacional de Meio Ambiente de São Borja, realizada em maio e junho.
A Escola Municipal Aparício Mariense foi a primeira a realizar o passeio, guiado por estudantes do curso de Gestão de Turismo do Instituto Federal Farroupilha. Houve recepção pelo secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, da coordenadora do Departamento Pedagógico, Maria de Lourdes Balbueno Rocho, a professora do Departamento Pedagógico, Zenilda Machado Garcia e do diretor do Transporte Escolar, Nilton Mançoni Costa. Já no turno da tarde foi a vez da Escola Municipal Ubaldo Sorrilha da Costa, com os alunos guiados pela professora Zenilda.
O roteiro turístico inclui locais como Monumento ao Tricentenário, Praça da Lagoa, Museu Apparício Silva Rillo, Biblioteca Municipal, Museu Getúlio Vargas, Casa e Memorial João Goulart, Praça XV de Novembro, Igreja Matriz São Francisco de Borja, Prefeitura Municipal, antiga Estação Férrea, Cemitério Paraguaio, Cais do Porto, Ponte da Integração, Praça Assis Brasil, Igreja Imaculada Conceição e Centro Nativista Boitatá.
Os dois primeiros roteiros foram realizados no tempo de 2h30min. Conduzidos por um ônibus do Projeto “Escola Viva”, os alunos puderam conhecer esses locais históricos e turísticos, além de receberem informações sobre a importância de cada um deles para São Borja. A ação visa mostrar a história do Município através de uma metodologia diferenciada e interdisciplinar.
O projeto vem ao encontro de uma das propostas atualizadas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Referencial Curricular Gaúcho e de São Borja. A proposta é que o ensino seja motivador e construído através de metodologias diversificadas respeitando as particularidades individuais de cada educando.
Fonte: DECOM
Imagem: André Rodrigues
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