Prefeito Bonotto tem articulações em Brasília em favor dos arrozeiros
A crise no setor orizícola no Rio Grande do Sul mobilizou, em Brasília, o prefeito de São Borja e presidente da Amfro (Associação dos Municípios da Fronteira Oeste), Eduardo Bonotto. Acompanhado do senador Luis Carlos Heinze,do deputado federal Jeronimo Georgen e de lideranças dos produtores, na manhã da última quarta-feira (03/07), Bonotto participou de reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para debater alternativas de enfrentamento e solução para a crise enfrentada pelos arrozeiros.
Endividamento crescente, falta de uma política duradoura de apoio, remuneração insuficiente, altos custos de produção e concorrência dos demais países do Mercosul são alguns dos problemas enfrentados. A ministra ouviu as demandas e confirmou que se reunirá com a equipe econômica do governo Bolsonaro para discutir medidas de socorro ao setor. A conjuntura de crise é diretamente impactante na economia e na vida da população da Metade Sul do Estado gaúcho e, particularmente, nos municípios da Fronteira Oeste gaúcha.
Uma nova reunião deve acontecer, nos próximos dias, para detalhar os cenários da conjuntura e traçar as possíveis estratégias de solução. Segundo a ministra Tereza Cristina, o presidente Jair Bolsonaro demonstra clara vontade política em favor dos produtores. O presidente da Amfro e prefeito de São Borja saiu otimista do encontro.
Também participaram: o presidente da Farsul - Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Gedeão Pereira; o vice-presidente da Federarroz, Roberto Fagundes; e o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva.
Fonte: DECOM
Foto: Arquivo Pessoal
Redes Sociais