Programa de reciclagem de lixo chega às escolas do interior
Aos poucos, a Secretaria do Meio Ambiente em São Borja está levando também às localidades do interior do município, através das escolas, o programa de coleta seletiva e de reciclagem de resíduos que desenvolve na cidade. Na última semana, os serviços foram colocados à disposição da comunidade de Sarandi, através da Escola Municipal São Judas Tadeu.
O secretário de Meio Ambiente, Fábio Fronza, informa que a diretora da escola, Cláudia Krieger, recebeu um container e lixeiras de menor porte para acondicionar, temporariamente, os materiais a serem reciclados. Os professores e estudantes da escola, a exemplo das demais da rede municipal, receberam orientações sobre coleta seletiva e reaproveitamento de resíduos.
O secretário do Meio Ambiente informa que, de maneira gradativa,outras escolas na cidade e interior do município receberão container e lixeiras, a exemplo da São Judas Tadeu. “Trata-se de uma ação que avaliamos como importante, pois, além de possibilitar práticas de sustentabilidade e de proteção ao meio ambiente, possibilita, ao mesmo tempo, que a venda dos materiais reciclados sejam convertidos em geração de renda”.
Fábio Fronza lembra que “educar da reciclagem é um processo”, mas considera que “as coisas estão evoluindo bem em São Borja”. Mais residências e estabelecimentos comerciais estão separando o chamado lixo seco e, como consequência, cresce o volume de materiais reciclados. Um funcionário da secretaria faz o trabalho de orientação na comunidade, o que também explica os melhores resultados, conforme o secretário.
Este ano será a primeira vez que ocorrerá uma licitação para indicar uma empresa com a tarefa de coletar os resíduos sólidos. Fábio Fronza ressalta que, aos poucos, a comunidade vai incorporando as boas práticas para o destino do lixo. Colaborando com essas ações, 100 lixeiras estão sendo instaladas em locais estratégicos na cidade.
Fonte: DECOM
Redes Sociais