Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Parceria com a Uergs viabilizará o retorno do Viveiro Municipal
Início do conteúdo da página

Parceria com a Uergs viabilizará o retorno do Viveiro Municipal

Publicado: Quarta, 17 Julho 2019 10:45 | Última Atualização: Quarta, 17 Julho 2019 12:09
imagem sem descrição.

Depois de um longo tempo de recesso, a expectativa é de que ao longo do segundo semestre deste ano as atividades de um Viveiro Municipal em São Borja possam ser retomadas. Será uma ação em parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a unidade local da Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). O local também está definido: será uma área junto ao campus da Universidade, já utilizada pela instituição como viveiro e de propriedade do Município.

O secretário do Meio Ambiente, Fábio Fronza, espera bons resultados da parceria. “Enquanto a Prefeitura se dispõe oferecer o apoio operacional necessário ao projeto, professores e acadêmicos da Uergs, como do curso de Gestão Ambiental, irão garantir o manejo do viveiro segundo as orientações técnicas e ainda fazendo da atividade um instrumento pedagógico”, segundo ressalta.

Como coordenador regional da Uergs, o professor Ismael Ramadan também comemora. Ele explica que o viveiro existente está, há algum tempo inativo, e poderá ser reestruturado e ampliado. “O plano também inclui a possibilidade de ampliação de mais parcerias de apoios técnicos, como com a Emater e a estação de pesquisa da extinta Fepagro”, planeja Ramadan.

Fábio Fronza diz que a infraestrutura atual vai ser redimensionada. Ele informa que o sistema de estufas tem de ser melhorado e ganhar maior capacidade de produção. Ainda prevê a instalação de um almoxarifado, para guardar equipamentos. Outras ações são programadas, como instalação de sistema de irrigação e produção de adubos através de composteiras. A ideia é que servidores da Prefeitura cuidem da manutenção das estruturas a serem montadas.

O secretário do Meio Ambiente explica que o plano inicial era de montar o viveiro em área nas proximidades da Secretaria de Serviços Urbanos, nos acessos à Ponte da Integração. A opção, porém, foi mudada, para aproveitar a base do projeto já existente, da Uergs, ao mesmo, viabilizando ainda a parceria com docentes e estudantes da Universidade.

Autossuficiência

Fábio Fronza espera que o Viveiro Municipal a ser implantado possa atender todas as demandas da Prefeitura. “Como pretendemos produzir mudas de espécies frutíferas e nativas características da região, é natural que se pense em futura autossuficiência” - explica o secretário.

Fronza reconhece que áreas urbanas têm carências significativas em relação à arborização. Ele destaca que a meta é suprir esses déficites de verde e ainda produzir vendas para atender à comunidade.

Programas sociais podem distribuir, gratuitamente, mudas de frutíferas ou espécies nativas, podendo ainda haver comercialização.
O diretor regional da Uergs ressalta que um programa já iniciado, de produção de mudas de nogueiras, deve ser incrementado. O cultivo no setor é visto como uma boa opção de investimento e renda. O professor Ismael Ramadan destaca que outra contribuição da Universidade é o mapeamento completo, através de geoprocessamento, de toda a arborização existente na cidade.

Fonte: DECOM

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página