Secretaria da Saúde segue com o trabalho de prevenção e tratamento da Hepatite C
São Borja é o município que mais recebeu tratamentos de hepatite C da 12° Coordenadoria de saúde de Santo Ângelo, recebendo 35 tratamentos para pacientes que estavam a mais de seis meses esperando para começar a tomar a medicação. O tratamento tem a duração de 90 dias (3 meses) e é feito com os seguintes medicamentos: Sofosbuvir 400mg, o Ledispasvir que substituirá o Daclastavir 60mg e Ribavirina 250 mg.
Anteriormente, como os medicamentos eram importados, o tratamento demorava até 9 meses para começar, após o diagnóstico. Com o novo medicamento (ledispasvir) a expectativa é que os tratamentos sejam liberados mais rápido.
A rede de atenção à saúde do município está fazendo a prevenção combinada, que engloba a educação em saúde, vacinação da hepatite B, distribuição de preservativos, estratégia de redução de danos, oferta de testagem rápida em todas as unidades. Também são realizadas atividades de atendimento e diagnóstico descentralizados, onde é facilitado o acesso ao usuário, desenvolvendo o trabalho com foco em atender a população prioritária e a população chave, que engloba todo trabalho do SAE com testagens rápidas de HIV, sífilis, hepatite B e C e agora também tem os testes de diagnósticos rápidos dentro do hospital.
O secretário José Luiz Machado juntamente com o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) vem fazendo um trabalho árduo para agilizar a liberação dos remédios de hepatite C mais rápido, pois assim a chance de cura é maior.
O número de pacientes com hepatite B e C no ano de 2018 chega a 52 casos, já no primeiro semestre de 2019 foram registrados 24 casos.
No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. E na sexta-feira (26/07), o SAE juntamente com o Rotary Clube farão a campanha Hepatite Zero com atividades das 8 as 17 horas na praça XV de Novembro.
O SAE está localizado na Rua Presidente Vargas nº 2389, horário de atendimento 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Fone: 3430-3748.
Fonte: DECOM
Redes Sociais