Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria de Saúde mobiliza ação de prevenção à sífilis
Início do conteúdo da página

Secretaria de Saúde mobiliza ação de prevenção à sífilis

Publicado: Segunda, 05 Agosto 2019 20:24 | Última Atualização: Segunda, 05 Agosto 2019 20:24
imagem sem descrição.

A Secretaria Municipal de Saúde mobiliza, desde já, suas equipes para ações a serem desenvolvidas no terceiro sábado deste mês, de alerta e prevenção à sífilis. Em 17 de agosto ocorrerá um Dia D de mobilização em âmbito nacional, na expectativa de diminuir os casos de sífilis no país. Eles resultam principalmente pelo ato sexual sem proteção. Em São Borja, o trabalho terá a coordenação do SAE – Serviço de Atendimento Especializado, que atua diretamente na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.

O coordenador do SAE, enfermeiro Glauber Marques, informa que, durante o Dia D, equipes multisetoriais estarão prestando atendimento em diversos pontos na cidade. A previsão é de atuação nas universidades, no Centro Unificado de Fronteira da Ponte da Integração, na Praça XV de Novembro e em outros locais de grande circulação de pessoas. Além de informações sobre prevenção, serão feitos testes rápidos para eventual detecção de sífilis.

O coordenador do SAE explica que basta a coleta de uma gota de sangue para o exame e que o resultado sai em 15 minutos. Glauber Marques acrescenta que a maioria dos casos de infecção ocorre entre jovens na faixa etária de 16 a 24 anos: “normalmente por desinformação e pela não utilização de preservativo nas relações sexuais”. Além deste segmentos, outra preocupação diz respeito às gestantes e os riscos de a infecção ser transmitida aos bebês.

Cobertura total

No ano passado, a SMS identificou 181 casos de sífiles em São Borja. Desse total, 28 ocorrências envolveram gestantes e outras 153 os demais segmentos da população. Já em 2019 são 41 casos, de janeiro a julho, incluindo 11 gestantes. Glauber observa que a diminuição dos números se deve às ações de orientação e prevenção desenvolvidas. “Hoje, no âmbito da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, São Borja é a cidade com maior estrutura de proteção contra a sífilis”, destaca. Os testes rápidos são realizados, por exemplo, em todas as ESFs, no SAE, no CEMAE, nos CAPS e no Hospital Ivan Goulart.

 

Fonte: DECOM

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página