Novo LIRA a partir de segunda, para controlar o Aedes aegypti
A próxima semana, no período de 12 a 16 de agosto, será de realização de mais uma edição em São Borja do LIRA (Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti). O trabalho, de iniciativa do Ministério da Saúde, visa à detecção e controle ao mosquito transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela. Em âmbito local, as ações serão desenvolvidas por agentes da Secretaria Municipal de Saúde e da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O Serviço de Vigilância Sanitária da Saúde municipal chama a atenção para o fato de que, em alguns casos, residências ou empresas poderão ter duas visitas seguidas em poucos dias. Quando isto ocorrer, o motivo é que uma das visitas é decorrente do trabalho de rotina da equipe municipal e outra em função da operação de iniciativa do Ministério da Saúde. São realizadas quatro edições do LIRA a cada ano, duas em cada semestre.
Como o levantamento, agora, será por amostragem, os locais de inspeção sanitária são definidos por sorteio. De todos os pontos rotineiramente monitorados pelos agentes de endemias, o LIRA coleta materiais em 20% na região Centro-Sul da cidade e nos bairros Pirahy e José Alvarez. Já no bairro do Passo e nas vilas Umbu e de Nhu-Porã a abrangência é de 50% dos locais.
Já há algum tempo, a Secretaria Municipal de Saúde treinou equipe técnica e mantém laboratório próprio para o trabalho de controle do Aedes aegypti. Com isso, não é mais necessário depender do Laboratório Central do Estado (Lacen) ou da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Isso significa maior rapidez para os laudos dos exames. Em relação à atual edição do LIRA, na segunda-feira, dia 19, já devem ser conhecidos os resultados.
Fonte: DECOM
Redes Sociais