Prefeitura lança projeto Fiscal de Trânsito Mirim
Com o objetivo de realizar um trabalho educativo já na base e ampliar a conscientização em relação aos cuidados com o trânsito, a Prefeitura lançou nesta sexta-feira (01/09), o projeto Fiscal de Trânsito Mirim. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança Pública e Trânsito, por meio de uma parceria com CFC Fronteira e Brigada Militar.
Serão 20 crianças de 9 a 14 anos, realizando inúmeras atividades educativas durante o mês de setembro. O curso tem a carga horária de 26 horas e os alunos precisam no mínimo 85% de presença, para no dia 25 de setembro receber o diploma e participar da 1ª Formatura do Fiscal de Trânsito Mirim.
O diretor de Trânsito Airton Rocha explicou que a sistemática do curso consiste em aulas presenciais e no ensino à distância (Ead). Na programação palestras sobre drogas e violência, estatuto da criança e do adolescente e educação no trânsito.
O comandante da Brigada Militar em São Borja, o Major Anibal Silveira, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa de realizar um trabalho instrutivo com os jovens. Por fim, frisou que a proposta irá formar condutores melhores no futuro e como sugestão para os próximos anos incluir a matéria de educação no trânsito no currículo escolar.
O secretário da pasta Edson Damião Ribas explicou que o projeto Fiscal de Trânsito Mirim é uma semente para o futuro, sendo o primeiro projeto socioeducativo da secretaria. Edson Damião disse que a atividade terá continuidade e novas turmas serão recebidas.
O líder do governo, o vereador João Luiz Dornelles, que foi diretor de trânsito em 1994, destacou que o trabalho realizado com crianças e adolescentes é com objetivo de formar uma geração educada no trânsito, sabendo o certo e o errado em relação às leis.
O prefeito Eduardo Bonotto em seu pronunciamento destacou que a administração está empenhada e priorizará projetos educativos com o objetivo de conscientizar. Citou que paralelo ao curso Fiscal de Trânsito de Mirim, a Prefeitura estará oferecendo uma qualificação para os todos agentes de trânsito, fato que não ocorria desde 2002. Bonotto encerrou falando que a responsabilidade compartilhada no trânsito, não sendo apenas do poder público, mas de todos os cidadãos e que o trabalho com as crianças é também visando conscientizar e sensibilizar os adultos.
No sábado (02/09), os alunos já tiveram aula com a equipe do Conselho Tutelar.
Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja
Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Decom
Redes Sociais