Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comitê de Relações Fronteiriças tem seu encontro anual em Santo Tomé
Início do conteúdo da página

Comitê de Relações Fronteiriças tem seu encontro anual em Santo Tomé

Publicado: Segunda, 12 Agosto 2019 10:53 | Última Atualização: Segunda, 12 Agosto 2019 10:55
imagem sem descrição.

Depois do encontro anual em São Borja, em 14 de maio de 2018, este ano será a vez de Santo Tomé, na Argentina, sediar a realização de uma nova rodada de reuniões do Comitê de Integração Fronteiriça entre as duas localidades. Em 2019, o evento será no dia 15 de agosto, próxima quinta-feira.

A organização do evento é do Consulado Brasileiro em Passo de Los Libres, na Argentina, da Intendência e representações institucionais e comunitárias de Santo Tomé. Os trabalhos serão desenvolvidos no Hotel Condado Casino Santo Tomé, com abertura às 9 horas e participação também de lideranças de São Borja, sob coordenação do prefeito Eduardo Bonotto.

Criado há alguns anos, pelos governos do Brasil e da Argentina, o Comitê de Integração Fronteiriça tem a finalidade de maior integração das administrações locais, serviços públicos e comunidades entre São Borja e Santo Tomé. Assim é que as Comissões Setoriais que foram criadas, com representação bilateral, procuram equacionar demandas envolvendo os interesses do cotidiano das localidades. Uma das finalidades é implementar a simplificação burocrática nas relações.

São metas do comitê vencer entraves de modo geral e facilitar o convívio e o intercâmbio fronteiriço. Isso vale, por exemplo, em relação a centenas de estudantes brasileiros em Santo Tomé e em relação à facilitação de compras por argentinos em São Borja.

As duas comunidades também vêm debatendo o processo de renovação de concessão para operar os serviços da Ponte da Integração. A atual concessão da travessia binacional é prevista para terminar em dois anos. Questões como estas e em outras áreas estarão em debate nas Câmaras Temáticas, dia 15, em Santo Tomé.

São oito as chamadas Comissões Fronteiriças: Facilitação Fronteiriça, Cooperação Policial e Segurança Pluvial, Infraestrutura, Comércio e Turismo, Cultura, Educação, Universidades, Saúde e Meio Ambiente e Diálogo Político.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página