Melhor em Casa completa 6 meses e mobiliza trabalhos com grupos de tabagismo
O Melhor em Casa foi lançado em fevereiro. O programa tem a finalidade de atender pacientes acamados ou sem condições de locomoção, para que eles não fiquem sem os serviços básicos de saúde. Trata-se de uma iniciativa que visa aperfeiçoar e humanizar o atendimento, bem como oferecer um serviço de qualidade às pessoas que estão com dificuldades para acessar a rede pública de saúde.
Em agosto a ação completou 6 meses de atendimento de suporte diferenciado nos domicílios de São Borja e também finalizou o primeiro grupo de tabagismo dentro da sede do programa. Além disso, a equipe do Melhor em Casa está se mobilizando para formar grupos em todos os ESF’s da cidade e se organizando para atender pacientes tabagistas que não conseguem se locomover de casa.
Os atendimentos do Programa Melhor em Casa ocorrem do seguinte modo: se o paciente estiver hospitalizado, a assistente social do hospital entra em contato com a equipe do Melhor em Casa e esta fará o diagnóstico social da situação. As ESFs por sua vez passam uma lista de pacientes que precisam ser visitados para assistente social do Melhor em Casa e esta juntamente ao enfermeiro avaliam a necessidade do atendimento.
Confirmada a necessidade, o Melhor em Casa dá todo o apoio e passa instruções à família. Na primeira avaliação, a equipe verifica a situação. Na segunda, caso haja necessidade, o médico acompanha semanalmente junto a enfermeira. Existem casos que a equipe de enfermagem realiza visitas diárias para realizar a troca de curativos e até sondagens.
A equipe do Melhor em Casa é formada por profissionais especializados contendo um médico, uma enfermeira, três técnicos em enfermagem e uma assistente social. A sede do programa é na rua Presidente Vargas nº1429, (anexa a Secretaria de Desenvolvimento Social em frente ao Hospital Ivan Goulart).
Redes Sociais