II Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça São Borja-Santo Tomé
Aconteceu nesta quinta-feira (15/08), nova rodada de reuniões do Comitê de Integração Fronteiriça entre São Borja e Santo Tomé. Desta vez, o encontro aconteceu na cidade vizinha, com a organização do Consulado Brasileiro em Passo de Los Libres, na Argentina, da Intendência e representações institucionais e comunitárias de Santo Tomé. As atividades tiveram início as 09hs, com a participação de diversas representações relacionados aos temas de educação, cultura, segurança pública, relações internacionais, transporte, saúde e meio ambiente.
O Vice-prefeito, Roque Feltrin, acompanhado dos Secretários de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Íbaro Rodrigues e da Saúde, José Luiz Machado, estiveram presentes na reunião. Ao longo do dia foram realizadas sessões plenárias das diversas comissões executivas já formadas, visando simplificar as relações de intercâmbio na fronteira Santo Tomé - São Borja.
As comissões são de Facilitação Fronteiriça, de Infraestrutura, Comércio e Turismo, Cultura, Educação e Universidades e de Saúde e Meio Ambiente, reunindo lideranças e representantes do Brasil e da Argentina. São metas do Comitê vencer barreiras de modo geral e facilitar o convívio e o intercâmbio fronteiriço. Isso vale, por exemplo, em relação a centenas de estudantes brasileiros em Santo Tomé e em relação à facilitação de compras por argentinos em São Borja.
Além das questões levantadas em relação ao processo de renovação de concessão para operar os serviços da Ponte da Integração. Durante o encontro, o vice-prefeito Roque Feltrin falou da importância das duas entidades estarem reunidas discutindo assuntos comuns que interferem nas duas cidades. “É necessário que unir esforços entre os Países para que as expectativas sobre o aprimoramento das relações seja efetivo, e assim, trazendo benefícios a ambas cidades. Há vários anos estas tratativas estão sendo pensadas, porém só agora, estamos engajados para que as facilidades planejadas saiam do papel e comecem a ter efeito nas relações internacionais”, destaca Feltrin.
Redes Sociais