Município confirma com Estado retorno do Programa Troca-Troca de Sementes
Depois de um período de interrupção nos últimos anos, a Prefeitura de São Borja está confirmando a retomada no município do Programa Troca-Troca de Sementes em parceria com o governo do Estado.
O acerto foi feito pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e a Feaper, órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Projeto de lei terá de ser aprovado pela Câmara de Vereadores para o reinício das operações.
A previsão é que ocorra o repasse de sementes de milho para o próximo plantio na chamada safrinha, principalmente em janeiro de 2020. Já para a safra anual principal, com plantio principalmente em agosto e setembro, São Borja deverá receber sementes de milho e de sorgo forrageiro. O volume dos repasses vai depender da demanda das futuras inscrições por parte dos produtores.
O Programa Troca-Troca de Sementes tem como uma das finalidades atender às demandas principalmente de produtores da agricultura familiar. São repassadas sementes transgênicas, cabendo ao produtor quitação de metade do valor no ato da entrega e os outros 50% por ocasião da safra. O pagamento é em dinheiro, sendo oferecidos valores a custos subsidiados.
Fonte: DECOM
Redes Sociais