Equinos precisarão de liberação para os desfiles tradicionalistas
A Inspetoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria Estadual da Agricultura, vem reiterando alerta em relação às normas sanitárias a serem observadas envolvendo os cavalos que participarão do Desfile Farroupilha de 20 de setembro. Continua sendo obrigatória a apresentação, na Inspetoria, de laudo negativo para as patologias do Mormo e de Anemia Infecciosa. Não é preciso repetir, porém, vacina contra a Gripe Equina, bastando a apresentação da carteira da vacina anterior.
O médico-veterinário titular da Inspetoria de Defesa Agropecuária, Alcides Koslowski, recomenda que os proprietários de equinos que serão usados nos desfiles não percam tempo para realização dos exames dos seus animais. Ele ressalta que, na mesma coleta de sangue, são feitos os dois testes. Normalmente, é preciso esperar 15 dias, pelo menos, para os laudos virem dos laboratórios.
Existem outras alternativas, na região, existem laboratórios em Santo Antônio das Missões e Uruguaiana. O valor cobrado por procedimento varia de acordo com o laboratório e, principalmente, em função do número de animais.
Koslowski orienta que, dispondo do laudo, o documento deve ser levado à Inspetoria. Aí é emitida uma GTA (Guia de Trânsito Animal) por equino. Para cada animal também é fornecida pulseira de identificação e de liberação sanitária. No dia do desfile, a equipe da Inspetoria fará a fiscalização.
Redes Sociais