Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Gestor da Saúde participa de Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde
Início do conteúdo da página

Gestor da Saúde participa de Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

Publicado: Sexta, 23 Agosto 2019 10:21 | Última Atualização: Sexta, 23 Agosto 2019 10:22
Texto: DECOM Imagem: Arquivo Pessoal
imagem sem descrição.

O secretário municipal da Saúde, José Luiz Machado, e a coordenadora dos ESFs, Giovana Bogo, participaram nos dias 21 e 22 de agosto em Porto Alegre do “Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde”, um programa que possivelmente será implantado nos municípios, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e da Vigilância em Saúde. A atividade reúniu na Sogipa centenas de gestores de saúde e teve o objetivo de discutir os principais programas e propostas para aprimorar a atenção básica. O evento é promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria da Saúde e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS).

Na oportunidade foram feitos debates em relação aos problemas que a atenção primária está passando e o que poderá ser feito para melhorar, além de oficinas temáticas com diversos temas. Todas os problemas e soluções que foram debatidos serão levados para o Ministério da Saúde.

O secretário da Saúde destaca a importância de debates como este explicando que a atenção básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional.

“A atenção primária é a porta de entrada e centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), por isso é tão importante que estejamos constantemente buscando a qualificação desse serviço”, afirmou.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página