Prefeito Bonotto encaminha em Brasília projeto do Memorial dos Presidentes
Está formalizada em Brasília, no Governo Federal, a apresentação do projeto de São Borja visando à implantação, na cidade, do Memorial dos Presidentes. O projeto, elaborado pela equipe da Secretaria de Planejamento da Administração Municipal, foi encaminhado pelo prefeito Eduardo Bonotto no Ministério da Justiça, que disponibiliza recursos a Estados, Municípios e ao Distrito Federal, para investimentos específicos no setor e outras áreas similares. O senador Luis Carlos Heinze acompanhou o prefeito nas tratativas, oferecendo seu apoio político às ações desenvolvidas.
O Memorial dos Presidentes, previsto como um amplo centro de cultura e de resgate à trajetória dos presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, tem construção prevista para a Praça Tricentenário, Zona Sul da cidade. O projeto foi detalhado à diretora do Departamento de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça, Adriana Doullius. Agora a proposta passará por processo de avaliação e a expectativa é de que os recursos pleiteados sejam confirmados.
O prefeito aposta na viabilidade do projeto e espera por seu acolhimento pelas equipes técnicas do Governo Federal. Ele ressalta que “estamos trabalhando, em última análise, é pela implementação de um amplo complexo de infraestrutura cultural e turística, de abrangência regional e apelo nacional. É com isso, ao mesmo tempo, também um grande empreendimento socioeconômico, que igualmente vai gerar emprego e renda”, justifica Eduardo Bonotto.
Além do poder público, a ideia é de envolver diretamente toda a comunidade para concretizar o objetivo. Nesse sentido, o prefeito observa que “as instituições educacionais, especialmente as escolas e universidades, terão papel fundamental, tanto na mobilização agora como depois para a utilização do espaço cultural”.
O Memorial
A proposição da equipe técnica da Prefeitura é que o Memorial dos Presidentes tenha uma área construída de 2,5 mil metros quadrados. Pela projeção inicial, a obra demandaria investimento na ordem de R$ 7 milhões.
Além de referenciais de resgate da vida e da obra dos ex-presidentes, o Memorial oferecerá uma ampla estrutura de serviços, lazer e entretenimento. São programados, por exemplo, um espaço para acervo técnico, uma Sala de Multiuso e um auditório para 325 pessoas. Ainda compõem o complexo sala de projeção de cinema e audiovisual, com capacidade para 110 lugares, um setor administrativo e ainda área destinada para uma praça de alimentação.
A intenção é que toda essa infraestrutura seja utilizada em caráter permanente pela comunidade, fomentando ações culturais, e de apoio às áreas de educação e turismo. “Como se vê, São Borja por seu rico perfil histórico e sua importância no contexto nacional, tem um potencial que transcende o País, ganhando dimensão internacional”, comenta o prefeito.
Os recursos
A reivindicação de recursos ao Memorial, pleiteada por São Borja, faz parte do processo da Seleção de Projetos 2019 através do Departamento de Defesa de Assuntos Difusos do Ministério da Justiça. A União abre a oportunidade por intermédio do Conselho Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.
Os recursos para implementar projetos estão previstos no Regimento Interno do Programa de Ações do Colegiado, aprovado pela portaria de 26 de novembro de 2018. O processo de escolha de projetos apresentados por estados, municípios e pelo Distrito Federal visa contemplar projetos nas áreas educacional, cultural e turística. O Memorial dos Presidentes em São Borja enquadra-se exatamente nesse perfil.
Redes Sociais