Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa Semear repassa sementes de milho
Início do conteúdo da página

Programa Semear repassa sementes de milho

Publicado: Segunda, 26 Agosto 2019 12:20 | Última Atualização: Segunda, 26 Agosto 2019 15:50
Texto e imagem: DECOM
imagem sem descrição.

 

Na manhã desta segunda-feira (26/08), no saguão da Prefeitura, a Administração Municipal fez a entrega de sementes de milho, através do programa Semear, para produtores do município ligados à agricultura familiar. A distribuição foi gratuita e ocorreu pela primeira vez em São Borja, segundo confirma a Secretaria Municipal da Agricultura o programa visa estimular a agricultura, fornecendo alimento aos animais e renda ao produtor.

No total, 63 famílias foram diretamente beneficiadas com a doação. Cada produtor recebeu um saco de 20 quilos de sementes. Cada saco tem 60 mil sementes de milho híbrido . O volume é suficiente para o cultivo de um hectare de lavoura. A previsão é que, de imediato, os produtores realizem a operação de semeadura, aproveitando a umidade no solo com o retorno da chuva à região, no início da semana.

O secretário municipal da Agricultura, Fábio Fronza, explicou que foi suspenso temporariamente o programa Troca Troca de Sementes em parceria com o governo do Estado. Por esta razão, a administração municipal investiu quase R$ 20 mil reais quase na compra das sementes para o repasse gratuito aos produtores familiares. “Estamos, porém, retomando nossa parceria com o Estado e o Troca-Troca estará de volta a partir da safrinha de milho, em janeiro de 2020, e depois para as safras de milho e sorgo forrageiro”, segundo ressaltou o secretário.

Apoio ao produtores

O prefeito Eduardo Bonotto, que coordenou o evento com os produtores, acompanhado do vice prefeito, Roque Feltrin, secretários municipais e representantes da Câmara de Vereadores e Emater, fez manifestação para destacar “a intenção permanente de apoio ao homem do campo”. Ele ressaltou que uma das prioridades é a manutenção das estradas no interior do município, “apesar das limitações de recursos da Prefeitura”. Bonotto disse que, mesmo com essas limitações, duas motoniveladoras e dois caminhões estão sendo adquiridos para melhorar as estradas.

Bonotto pediu compreensão dos produtores pelos serviços nem sempre acontecerem na velocidade desejada. “Esperamos ajuda do Governo Federal, em função de enxurradas no início do ano, mas até agora o auxílio não veio”, lembrou o prefeito. Ressaltou, porém, que o Estado, pela intervenção do vereador Marcelo Robalo, está assegurando recuperação de 20 quilômetros de estradas. “E nós, com as nossas máquinas, na medida do possível, fazemos o que podemos de melhor”, decretou.

Falando em nome dos 15 parlamentares da Câmara Municipal, o vereador Marcelo Robalo lembrou suas origens de homem do campo e destacou a importância da iniciativa da Prefeitura distribuir sementes aos produtores. “É uma justa retribuição por tudo o que fazem e contribuem para o desenvolvimento do nosso município”. Na avaliação de Robalo, as soluções para a cidade começam no campo “e a agricultura familiar é fundamental nesse contexto”.

Por sua vez, falando em nome dos agricultores, o presidente da Associação dos Produtores de Ivaí, Airton França Júnior, parabenizou o prefeito Eduardo Bonotto e demais componentes da Administração Municipal pela iniciativa. “São ações deste tipo que fazem a diferença e garantem o entusiasmo necessário para que a gente siga trabalhando e produzindo no convívio familiar nas nossas propriedades, mas pensando no bem geral da comunidade”, justificou.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página