Mais uma licitação busca empresa para revitalizar Fonte de São Pedro
Depois de dois processos licitatórios desertos, está sendo feita nova tentativa de confirmação de empresa na área de engenharia para executar obras de revitalização na Fonte de São Pedro em São Borja. Agora a Comissão de Licitações da Secretaria Municipal de Planejamento definiu a data de 19 de setembro, até as 8h30min, para a apresentação de propostas em novo processo de tomada de preços.
A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, que administra o espaço turístico-cultural, tem assegurados os recursos financeiros para as melhorias no fonte e seus acessos. Estão confirmados R$ 50 mil através de patrocínio da Corsan (Companhia Rio-Grandense de Saneamento) para recuperar a infraestrutura da fonte, localizada no Bairro Betim, Zona Sul da cidade e acesso pela Rua Félix da Cunha. A Prefeitura também tem participação financeira como contrapartida. O dinheiro da Corsan é destinado especificamente para a finalidade.
A Fonte de São Pedro é uma das referências na cidade em relação à formação histórica jesuítico guarani, nos séculos 17 e 18, trazendo ainda para a atualidade influências das colonizações portuguesa e espanhola. Por isso, o local recebe muitos visitantes, entre turistas e pesquisadores.
As obras previstas visam melhorar desde os acessos da fonte, sem alterar, porém, as características básicas de origem. A partir da Rua Félix da Cunha, é prevista a implantação de uma alameda com aproximadamente 20 metros de extensão. O paisagismo terá passeio público e arborização apropriada ao local. Serão ainda implantados serviços como pontos de iluminação ao longo do caminho de acesso. Será ainda entronizada uma placa contando um pouco da história da fonte. Um pórtico, na área de acesso, demarcará a entrada principal. Igualmente serão instalados assentos no percurso, para melhor acomodação dos visitantes.
Redes Sociais