Página inicial > Últimas Notícias > Desfiles Cívicos despertam reflexão sobre cidadania

Desfiles Cívicos despertam reflexão sobre cidadania

Publicado: Sexta, 08 Setembro 2017 11:03 | Última Atualização: Sexta, 08 Setembro 2017 11:07

A Semana da Pátria 2017 encerrou com a realização dos desfiles cívicos nos Bairros do Passo e Centro. Os festejos contaram com uma grande programação que incluiu desfiles na cidade e interior, corrida do fogo simbólico, guarda da pira, pedágio verde-amarelo e outras atividades alusivas à data.

Em torno de 50 entidades no Centro e mais de 20 no Bairro do Passo desfilaram neste 7 de Setembro. A grande maioria composta por escolas, universidades, instituições de ensino, grupos de serviço, escoteiros e unidades militares. Muitas instituições que participaram dos eventos evidenciaram a tradição e cultura gaúcha, utilizando do tema municipal; “Entidades Tradicionalistas: Fomentando as tradições”. Peões e prendas já deram uma amostra do que será o Desfile Farroupilha na Capital do Fandango, no dia 20 de setembro.

Os pronunciamentos trouxeram reflexões sobre cidadania, civismo e o futuro do país. O secretário da Educação João Carlos Reolon frisou que a importância da data sugere desafios como resgate e valorização da ética e moralidade. Por fim destacou que somente a educação promoverá as mudanças que o Brasil precisa.

Outro a ocupar a tribuna foi o representante do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Marcelino Olisan de Oliveira, que agradeceu o apoio concedido pela Prefeitura nos últimos meses, bem como ressaltou que entre os valores do tradicionalismo está o de contribuir e colaborar na cultura e formação do indivíduo.

O presidente da Câmara Eugênio Dutra lembrou que a data desperta o sentimento de coragem no povo brasileiro e que a liberdade, em um sentido amplo, vem sendo alcançada gradativamente. Citou várias conquistas do povo ao longo dos anos como a abolição da escravatura, a democracia e o voto popular e os direitos das mulher. Finalizou dizendo que ainda existem situações que o Brasil precisa avançar e ter autonomia, por exemplo, a necessidade de geração de empregos como forma de liberdade para o cidadão.

O último a ocupar a Plataforma Cívica foi o prefeito Eduardo Bonotto. O discurso do chefe do poder executivo foi em torno da valorização do povo e família brasileira. Bonotto enalteceu o trabalho de todos os cidadãos que ajudam a construir o país, o estado e o município. Concluiu pedindo para que seja evidenciado os bons exemplos do dia a dia como a coragem, honestidade, esforço e galhardia.

A chama do Fogo Simbólico foi extinta na cerimônia de encerramento do Bairro do Passo.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagens: Lucas Carvalho / Ritieli Ramos / Bárbara Moraes / Allana Andrade / Decom