Sistema Único de Saúde oferece testes rápidos de HIV, Hepatite B, C e Sífilis
O Sistema Único de Saúde (SUS), oferece gratuitamente a população testes rápidos para diagnósticos de HIV, Sífilis, e Hepatites B e C. Depois que esse programa foi implantado no município, aumentaram os diagnósticos e com isso, os tratamentos começam mais cedo.
São Borja é o município que mais realiza testagem rápida da 12° Coordenadoria da Saúde de Santo Ângelo. O teste é rápido e sigiloso. Para a realização é utilizado apenas uma gota de sangue do dedo do paciente. Quando o resultado do teste é positivo o paciente é orientado pela rede de saúde a procurar o Sistema de Atendimentos Especializados (SAE).
Todos os ESFs, SAE, Cemae, Caps 1, Caps Ad, Centro Regional de Atenção Integral a Saúde Mental (CRAISM) no Hospital Ivan Goulart e o presídio oferecem este tipo de atendimento.
A Secretaria da Saúde vem investindo em capacitação para as equipes de atendimentos nessas patologias, pois entende que mais importante que o diagnóstico é o bem estar do paciente e a orientação que eles recebem.
Para a divulgação dos testes rápidos está sendo realizado, também, o programa Educação e Saúde nas escolas e empresas. Com isso, acredita-se que mais pessoas terão conhecimento sobre o oferecimento deste serviço na rede pública de saúde.
Os dados de 2019 até então são:
N° gestante HIV = 4
N° HIV em adulto = 37
N° criança exposta ao HIV = 5
N° criança HIV= 0
N° sífilis adquirida = 45
N° sífilis em gestante = 13
N° sífilis congênita = 0
Redes Sociais